Infraestrutura
Mato Grosso participa de leilão de venda de milho
O valor arrecadado com o leilão foi de R$ 605.053,40
A Companhia Nacional de abastecimento (Conab) realizou nesta quinta-feira (20) 18.520 Contratos de Opção de Venda de milho. Cerca de 96% destes, já foram comercializados. As ofertas foram para Mato Grosso (MT) com 17.780 contratos e Rondônia com 740.
O contrato de opção é um documento que possui um prazo determinado. Ele estabelece um acordo entre as duas partes. Por meio deste instrumento, o comprador, no caso o produtor rural, adquire o direito de vender, durante um determinado período de tempo, o seu produto por um preço estabelecido no momento da celebração do contrato, chamado de preço de exercício. Para isso ele paga um prêmio.
Graças a esse instrumento, o agricultor pode ter mais segurança junto ao mercado para vender seus produtos, pois terá a opção de vender para a Conab, dentro do prazo estabelecido, caso o mercado não ofereça preços mais vantajosos à época.
Conab
Empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Conab está presente em todo o processo pelo qual passa o alimento, desde antes do cultivo até chegar à mesa do brasileiro.
A atuação da Companhia antecede a própria decisão de plantar e se estende até depois da comercialização, na fase do abastecimento e da segurança alimentar. O trabalho realizado abrange levantamentos para prever safras, acompanhamento do comportamento da produção e dos preços, participação na administração do escoamento da safra agrícola nacional e formulação de estudos que balizam as políticas agrícolas e de abastecimento.
Estudos e estatística sobre preços da agropecuária também são elaborados pela Conab, assim como sobre custos de produção, expectativa de plantio e de colheita de grãos, volume e localização de estoques públicos e privados de diversos produtos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















