Infraestrutura
Recife receberá recursos para ampliar acessibilidade
Acessibilidade
A cidade do Recife aderiu, nessa quinta-feira (22), ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite. A meta é que as pessoas com deficiência possam ter melhor qualidade de vida na cidade, com acesso à educação, saúde, e inclusão social.
Para a educação, já foram destinados recursos para aquisição de 90 ônibus escolares acessíveis. O estado também recebeu recursos para adaptações arquitetônicas de acessibilidade em 161 escolas e salas de recurso multifuncionais. A adesão integra as políticas locais à Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e formaliza a prefeitura como parceira na articulação dos programas e ações.
Acessibilidade
Mesmo antes de oficializar a adesão à iniciativa, Recife já recebeu uma série de equipamentos que fazem parte do plano. Ao todo, a capital pernambucana abriga 90 salas de recursos multifuncionais – espaço instalado nas escolas com equipamentos e profissionais capacitados para apoiar as pessoas com deficiência -, e 11 ônibus adaptados para levar adolescentes com necessidades especiais para as escolas.
Viver sem Limite
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, foi lançado no dia 17 de novembro de 2011 tem por objetivo promover a cidadania e fortalecer a participação da pessoa com deficiência na sociedade. Além disso, o plano foi construído para que os bens e serviços sejam disponíveis a todos que possuem algum tipo de deficiência.
O plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil. O Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014.
Inclusão
Estima-se que 14,5% dos brasileiros tenham alguma deficiência física ou mental. Para que consigam viver com autonomia, como o restante da população, é preciso derrubar um conjunto de barreiras.
As novas políticas de inclusão vêm para promover mudanças integradas. Estão na pauta ações de prevenção e eliminação de toda forma de discriminação, exploração, violência e abuso contra a pessoa com deficiência, além de incentivos ao respeito pela autonomia e a equiparação de oportunidades.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















