Infraestrutura
Sistemas de abastecimento serão implementados em 124 municípios do Nordeste
Água Para Todos
O Programa Água para Todos beneficiará 124 municípios no Nordeste setentrional. O acordo foi firmado na última terça-feira (9) pelo Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs) com a assinatura de um termo de compromisso com 336 prefeituras municipais.
O pacto prevê um investimento de mais de R$ 135,4 milhões do Água Para Todos para implantação do Programa Simplificado de Abastecimento Coletivo de Água, com o intuito de universalizar o acesso à água no semiárido nordestino. O DNOCS será responsável pela implantação nos 124 municípios que fazem parte da área do órgão no Nordeste setentrional.
A iniciativa prevê o uso de diferentes tecnologias, como cisternas, sistemas de abastecimento, barragens subterrâneas, pequenas barragens e poços com vistas a dar mais condições de sobrevivência e de sustentabilidade ao homem do campo.
Água Para Todos
O Plano Brasil Sem Miséria, por meio do programa Água para Todos, prevê que até 2014 serão implantadas 750.000 cisternas e seis mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo. Com relação à produção, as metas são de 3.000 barragens de acumulação de água pluvial, 150.000 cisternas de produção e 20.000 pequenos sistemas de irrigação.
Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido.
O público destinatário do programa é composto pelas famílias com renda mensal inferior à da linha da pobreza extrema definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que constem do Cadastro Social Único do governo federal. O percentual expressivo de 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza se encontra no nordeste brasileiro, razão pela qual as primeiras ações do Programa Água para Todos estão sendo realizadas na região.
Fonte:
DNOCS
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















