Infraestrutura
Lojistas de Campos (RJ) aprovam municipalização do aeroporto
Aeroporto
A cessão do aeroporto de Campos dos Goytacazes para o poder municipal pela União beneficiará a região porque questões específicas do terminal passarão a ser acompanhadas de perto por quem vive esses problemas. A avaliação é do representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, Roberto Teixeira Escudine Júnior.
“Recebemos com muita expectativa e satisfação a notícia de que o município assumirá o aeroporto porque só quem está próximo dele pode compreender melhor aquilo que precisamos acertar (no terminal), e em quanto tempo, para não atrapalhar o desenvolvimento”, disse Roberto Teixeira.
Atualmente, o aeroporto Bartolomeu Lisandro está nas mãos da Infraero, mas na próxima sexta-feira (11) será o primeiro aeródromo do País a sair da administração da estatal e ser repassado a uma prefeitura. O processo será oficializado pelo titular da Secretaria de Aviação Civil (SAC), ministro Moreira Franco, que irá à cidade fluminense para assinar o chamado “convênio de delegação”, que durará 35 anos.
Segundo Teixeira Escudine Júnior, o norte fluminense experimenta um expressivo crescimento na demanda de voos e no trânsito de passageiros, que buscam evitar os percalços na viagem de carro para o Rio de Janeiro, trajeto que até 2010 durava umas quatro horas, mas agora passou a seis pelo aumento do tráfego.
Levantamento
Dados da Infraero mostram que entre janeiro e agosto últimos passaram pelo aeródromo campista 86.145 passageiros, e decolaram e pousaram 12.851 aeronaves, contra 37.465 e 6.791, respectivamente, no mesmo período de 2012. Atualmente, o terminal opera quatro vôos diários da Azul/Trip entre 6h e 23h, nas rotas Rio/Campos e Campos/Rio.Teixeira ressaltou que com as proximidades dos portos do Açú e de Barra do Furado a Campos dos Goytacazes, cada vez mais a necessidade por um acesso rápido àquela localidade é necessário, o que só se resolve por via área.
Mesmo com a entrega, a prefeitura solicitou à Infraero que continue à frente do “Bartolomeu Lisandro” até 30 de setembro de 2014. Durante esse período o poder municipal quer preparar uma licitação do terminal para a iniciativa privada. A assinatura do documento está prevista para as 11h, em uma cerimônia no teatro Trianon, em que o titular da SAC –cuja chegada à cidade deverá ocorrer cerca de uma hora antes– participará.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















