Infraestrutura
Vetado projeto sobre dados de energia em produtos
Defesa do consumidor
A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente ontem projeto de lei que incluía a eficiência e o consumo energéticos entre os dados que devem constar na oferta e na apresentação de produtos ou serviços. A obrigatoriedade das informações seria acrescentada ao Código de Defesa do Consumidor, que hoje exige que o fabricante assegure a informação das características e composição dos produtos, além do prazo de validade e dos riscos que podem causar à saúde e à segurança dos cidadãos.
Na justificativa enviada ao Senado, a presidenta explicou que os objetivos da medida já são cobertos por outras iniciativas semelhantes, como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
“Apesar do objetivo meritório da proposta, a redação não especifica adequadamente a amplitude de sua aplicação. A previsão não estabelece detalhes quanto aos produtos alcançados por tal obrigação, onerando excessivamente alguns setores, sem garantir correspondente proteção ao consumidor”, diz a mensagem da presidenta.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















