Infraestrutura
ANA suspende exigência de vazão mínima em reservatório no Tocantins
Recursos hídricos
Publicação no Diário Oficial da União suspende temporariamente até 31 de maio a descarga mínima defluente do reservatório de Serra da Mesa, que é de 300m³/s. A Agência Nacional de Águas (ANA) adotou a medida devido ao caráter estratégico do reservatório para a regularização de vazões do rio Tocantins e para assegurar as condições de operação da usina, que fica em Goiás, após o período chuvoso.
Com a medida da descarga mínima, a ANA busca elevar o nível do reservatório desta usina, que tem o papel de unir os Sistemas Interligados Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste, que compõem o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil – o Sistema Interligado Nacional (SIN).
A decisão foi tomada considerando que o reservatório da Hidrelétrica Cana Brava, imediatamente após Serra da Mesa, atende aos usos de água da região entre os dois reservatórios e a partir de Cana Brava.
A medida da ANA prevê que Furnas deverá divulgar a suspensão para os municípios presentes entre os dois reservatórios. Caberá ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) voltar a respeitar os 300m³/s de descarga mínima defluente a partir de 1º de junho.
Hidrelétrica de Serra da Mesa
A Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa tem capacidade instalada para geração de 1.275MW, segundo dados de Furnas, e atende ao mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Além disso, a hidrelétrica é responsável pela ligação entre este sistema e o Norte/Nordeste, sendo o elo da Interligação Norte-Sul. Com uma área de 1.784km², o reservatório da hidrelétrica é o maior do Brasil em volume de água: 54,4 bilhões de metros cúbicos (m³). Sua barragem para geração de energia fica no curso principal do rio Tocantins no município de Minaçu (GO).
Hidrelétrica Cana Brava
Administrada pela Tractebel Energia, a Usina Hidrelétrica Cana Brava tem capacidade instalada de 475MW. Localizada em Minaçu (GO), na bacia do rio Tocantins, a usina tem reservatório com 139km² e capacidade de armazenamento de 2,3 bilhões de m³.
Fonte:
Agência Nacional de Águas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















