Infraestrutura
Autarquia promove série de cursos sobre segurança em áreas subterrâneas
Capacitação
Para capacitar seus servidores, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizam até o dia 28 de março, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o curso de estudos técnicos sobre Mecânica de Rochas. Esse é o primeiro de uma série de cursos contida no Convênio firmado com a Universidade em novembro de 2013.
A realização dos cursos tem como objetivo uma maior capacitação dos técnicos sobre segurança em minas subterrâneas, relativos à mecânica de rochas, fatores de segurança em sustentação com pilares, metodologias de monitoramento de pilares, efeitos de subsidências em áreas de extração, hidrogeologia, bem como a realização de capacitação dos técnicos do DNPM, em ventilação, medição de poeiras, segurança e novos métodos de lavra em minas subterrâneas mecanizadas, visando o aperfeiçoamento das ações de fiscalização do DNPM do Programa de Fiscalização e Controle da Atividade Minerária.
O Diretor-Geral Substituto do DNPM, Victor Bicca, que abriu o evento, ressaltou que o curso é, extremamente, importante para os técnicos da autarquia, já que essas vistorias focam no cumprimento de normas técnicas para a garantia do aproveitamento racional da jazida, com segurança operacional e boa condição de higiene e saúde dos trabalhadores.
O Coordenador de Fiscalização, Eng. Roger Romão, que representou o Diretor de Fiscalização da Atividade Minerária do DNPM, Walter Arcoverde, explicou que, em 2013, foi atingido um percentual de 71,3% da meta prevista. “Mesmo tendo sido realizadas 99 vistorias em minas subterrâneas, nem todas as minas foram alcançadas”, disse.
Ainda de acordo com o Coordenador, o curso de Porto Alegre é direcionado para Mecânica de Rochas. Os demais serão Métodos de Lavra Subterrânea; Ventilação e Medição de Poeira em Mina subterrânea; Controle de Maciço em Escavações Subterrâneas; Segurança em Minas Subterrâneas; Avaliação de Projetos Técnicos de Mina, todos previstos ainda para este ano.
O curso conta com a participação de 22 servidores da Sede e das Superintendências da autarquia e foi desenvolvida tendo como foco a padronização dos procedimentos adotados na avaliação e estudos técnicos sobre segurança em minas subterrâneas.
Na abertura deste primeiro curso, foram visitados o laboratório de Geofísica, especializado para mineração subterrânea, o laboratório de Mecânica de Rochas e sala da tecnologia da informação que permite, em ambiente 3D, a visita a uma mina subterrânea que simula em sala condições que serão encontradas em subsuperfície, como, por exemplo, a presença de pó, poeira, obstáculos e as condições de sinalização.
Acordo de Cooperação Técnica
Início de parceria com a UFRGS foi com a celebração de Termo de Cooperação Técnica entre DNPM e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que visa identificar parâmetros técnicos de segurança nas atividades de lavra subterrânea. No acordo, a UFRGS vai disponibilizar o seu conhecimento científico por intermédio do seu corpo docente na realização de cursos de capacitação e treinamento dos técnicos do DNPM.
Fonte:
Departamento Nacional de Produção Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















