Infraestrutura
Em edição especial, revista comemora 30 anos da CBTU
Transporte público
Em 2014, ano em que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) completa 30 anos de existência, a divisão municipal da empresa em Natal desenvolveu trabalho de pesquisa histórica para a criação de uma edição especial do jornal "O Trilho". Os levantamentos foram realizados tomando por base livros históricos, entrevistas com antigos empregados e análises de informações e registros fotográficos de todo o decorrer desses anos, desde o surgimento dos primeiros trilhos em terras norte-rio-grandenses até os dias de hoje.
A publicação destaca a influência do sistema ferroviário no desenvolvimento do RN. Facilitar a locomoção da população e o escoamento de produções agrícolas foram as principais razões para a necessidade de um modo de transporte eficiente, e o trem sempre foi a resposta mais interessante para essas questões.
Ao longo do tempo as prioridades para o transporte ferroviário foram sendo alteradas, de acordo com as necessidades da população, chegando à atualidade, quando a CBTU foi criada, assumindo um novo formato administrativo para o transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento dos setores produtivos da sociedade e a melhoria da qualidade de vida dos centros urbanos.
Além do material histórico, a edição traz curiosidades sobre a ferrovia e uma entrevista com o Superintendente da STU-NAT, João Maria Cavalcanti, sobre as perspectivas para o futuro do sistema ferroviário do Estado com o advento do VLT e todos os benefícios que serão gerados para a população com modernização do sistema.
Fonte:
Companhia Brasileira de Trens Urbanos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















