Infraestrutura
Governo alcança marca de mil equipamentos entregues em SP
PAC 2
Nesta terça-feira (25), o governo federal entrega 343 equipamentos destinados à reestruturação das estradas vicinais – que ligam o campo ao perímetro urbano – a 230 municípios de São Paulo. A ação, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com a entrega, mais de mil equipamentos terão sido doados a municípios paulistas.
A solenidade de entrega será em Araçatuba (SP), a 519 quilômetros da capital São Paulo. Serão doadas 163 motoniveladoras e 180 caminhões-caçamba diretamente aos prefeitos das localidades favorecidas, totalizando investimento superior a R$ 115 milhões. A iniciativa vai beneficiar mais de 400 mil moradores do campo, entre eles 65 mil famílias de agricultores.
“São municípios que têm um volume considerável de estradas rurais e que possuem atividade agrícola determinante para a economia do local. Considerando que são municípios com pouca capacidade financeira, esse aporte vai dar agilidade e aumentar a capacidade de recuperação das vias”, afirma o delegado do MDA no estado, José Reinaldo Prates.
Segundo ele, é difícil para os municípios adquirirem equipamentos do porte das máquinas doadas. “Mesmo com a estiagem recente, há graves problemas de estradas interrompidas, erosão muito alta e incapacidade de fazer essas obras. Quando tem equipamento, é velho, obsoleto, e quando não tem, há um gasto muito grande com aluguel”, avalia o delegado.
PAC SP
Após a entrega, 1006 equipamentos, entre retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba, terão sido entregues a municípios paulistas, representando aporte financeiro superior a R$ 175 milhões. Até o fim do programa, as 521 prefeituras aptas receberão mais de 1,5 mil equipamentos, favorecendo quase um milhão de camponeses.
Recuperação de vias
As estradas vicinais do município de Ouroeste estavam precárias por causa do excesso de chuva na região. Desde meados de 2013, porém, após o recebimento da retroescavadeira, a prefeitura iniciou os trabalhos de reestruturação das estradas. Agora, o município recebe os dois equipamentos que faltavam para completar o kit – uma motoniveladora e um caminhão-caçamba.
De acordo com o prefeito de Ouroeste, Sebastião da Silva, o município alugou equipamentos, mas não teve condições financeiras de manter a locação por muito tempo. “Nós temos uma motoniveladora, mas é de 1980 e está muito velha. Sem a doação, não teríamos como ter uma máquina dessa”, ressalta o prefeito.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















