Infraestrutura
Representantes colombianos se reúnem na sede da Sudene
América Latina
Representantes da Financiadora de Desenvolvimento Territorial (Findeter) e do Banco de La República da Colômbia estiveram reunidos na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) nesta segunda (31).
O objetivo é conhecer os mecanismos de atuação da autarquia para promover políticas de desenvolvimento regional, uma vez que a Colômbia possui territórios com características semelhantes ao semiárido do Nordeste brasileiro. A comitiva foi recebida pelo superintendente interino da Sudene, Marcos Robalinho, que na abertura do encontro se colocou à disposição para contribuir com o levantamento de informações sobre a autarquia.
A reunião foi marcada pela apresentação sobre "A Experiência da Sudene no Processo de Desenvolvimento Regional", realizada pelo assessor de Gestão Institucional da autarquia, Manoel Barreiros. Foram abordados o contexto institucional, o planejamento estratégico e os resultados proporcionados pelos principais instrumentos de ação da Superintendência, como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e os incentivos fiscais. A missão colombiana teve acesso, também, à evolução dos indicadores sociais na Região Nordeste ao longo da história da Sudene.
Foram repassadas informações sobre os principais projetos estruturadores em andamento na autarquia, entre eles o Trem da Costa Dourada, ampliação da malha aérea regional, cultura de trigo nos cerrados do Nordeste, Planejamento Energético do Nordeste e o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Competitividade para o Nordeste Brasileiro.
Barreiros destacou, ainda, os pressupostos para a concepção e funcionamento de uma agência de desenvolvimento, além das condições mínimas para a obtenção de bons resultados, entre elas, a fidelidade de atuação aos referenciais contidos na política ou no plano de desenvolvimento que sustenta a atuação da agência, permanente apoio governamental, orçamento compatível com as necessidades e garantias dadas aos atores do planejamento estratégico, alto grau de articulação, compromisso de Estado e de Governo que garanta confiança institucional.
O encontro voltará a ocorrer durante a manhã da terça-feira (01/04).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















