Infraestrutura
Uberlândia recebe equipamento que possibilita pousos em dias de neblina
Aeroportos
O Aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais, recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para colocar em funcionamento o sistema de pousos por instrumentos ILS Cat I. O equipamento ajuda a orientar pilotos habilitados em aterrissagens em condições de mau tempo e teto baixo. O município é o segundo do interior do País a operar com o ILS. A instalação do sistema no aeroporto mineiro foi iniciada em 2011.
Na mesma época foram iniciadas as obras de ampliação da pista de pouso e decolagem, a reforma e modernização do balizamento e a implementação da área de segurança da cabeceira. Ao todo, de lá pra cá, foram investidos R$ 2,1 milhões na unidade aeroportuária.
O ILS (Intrument Landing System) é um sistema composto por equipamentos eletrônicos instalados em solo e nas aeronaves que orientam e auxiliam as aproximações das aeronaves aos aeroportos em épocas de variações climáticas, como a neblina. Este sistema consiste, basicamente, de dois componentes distintos: um deles responsável pela orientação lateral do avião em relação ao eixo da pista, denominado "localizer" e outro pelo ângulo da trajetória de descida, ou orientação vertical "glideslope".
Por se tratar de um equipamento que permite a operação do aeroporto sob parâmetros meteorológicos mais restritos haverá uma melhoria substancial na acessibilidade das aeronaves, contribuindo para a diminuição de arremetidas diante de condições desfavoráveis de teto e visibilidade, com a manutenção da segurança operacional existente. Desta forma, o número estimado de horas de fechamento daquele aeroporto, considerando a estatística meteorológica local, diminuirá em aproximadamente 37%, ou seja, com o sistema a perda de voos por conta das condições climáticas passará de dez voos para quatro, em média. Este ganho se dará em função dos parâmetros operacionais mínimos (teto e visibilidade) para pouso que são providos pelo ILS.
A Secretaria de Aviação Civil atuou como entidade coordenadora neste processo, por meio da harmonização e o encadeamento das ações das organizações envolvidas (Decea, Infraero e Anac), o que possibilitou a finalização das diversas etapas envolvidas no processo no menor prazo possível, com o pleno atendimento das normas e regulamentos vigentes.
Nos próximos dias, o ministro da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, fará uma visita ao local para verificar o funcionamento do sistema. "É um avanço, pois a cidade é um importante polo econômico e merece um aeroporto funcionando plenamente", finalizou o ministro.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















