Infraestrutura
Autarquia organiza seminário sobre arquitetura em Recife
Pernambuco
Seminário internacional promovido pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela ONG Docomomo, no próximo dia 16, debate a relevância do sede da autarquia no contexto da arquitetura e do paisagismo brasileiros. Na abertura, será feita uma homenagem aos profissionais que estiveram envolvidos na concepção e construção do conjunto.
Em seguida, o professor Marcos Costa Lima, do Departamento de Ciência Política da UFPE, iniciará palestra sobre “A Sudene no contexto das transformações sociais brasileiras: 1950 – 1960”, momento em que serão abordados os princípios e objetivos que fundamentaram a criação da Sudene.
Está em andamento o processo de tombamento do edifício sede da autarquia, incluindo anexos, estacionamentos e jardins, estes projetados pelo paisagista Burle Max. O seminário é uma forma de marcar a importância dessa ação. “Meu projeto de 1968 para a sede da Sudene” é o título da apresentação do arquiteto Glauco Campello, professor titular aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). Ele apresentará os estudos arquitetônicos iniciais que conduziu, juntamente com sua equipe, para a sede da Sudene.
Membros da equipe técnica responsável pelo projeto do conjunto edificado, desenvolvido sob a coordenação do falecido arquiteto e professor titular da UFPE, Maurício do Passo Castro, participarão de uma mesa redonda, coordenada pela professora Maria de Jesus Britto Leite (UFPE), quando tratarão da concepção, desenvolvimento e construção do conjunto. O engenheiro Pedro Gorgônio e o arquiteto Ricardo Couceiro representarão a equipe, também composta pelos arquitetos Paulo Roberto Barros e Silva e Pierre Reithler e pelos engenheiros Mário de Moraes Rêgo e Valério de Mello Costa Oliveira.
No período da tarde, estarão reunidos pesquisadores dedicados à conservação de documentos e da arquitetura moderna. Ângela Nascimento, mestre em Ciência da Informação e coordenadora técnica do projeto de preservação e disponibilização do acervo produzido pelo Conselho Deliberativo da Sudene (Procondel) fará uma apresentação sobre “Um lugar na memória do Nordeste”. O seminário contará, ainda, com as palestras “Da operação Nordeste: a arquitetura que se faz presente”, “um jardim envolvente” e “valores do conjunto da Sudene como patrimônio moderno”, que serão proferidas, respectivamente, por Luiz Amorim (professor associado da UFPE), Ana Rita Sá Carneiro (professora associada da UFPE) e Alba Bispo (arquiteta e urbanista/Iphan-MG).
A Docomomo, ONG Internacional Documentação e Conservação do Movimento Moderno, uma das organizadoras do evento, foi fundada em 1988 e tem representação em mais de 40 países. Os objetivos da ONG são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.
O seminário é aberto ao público e interessados podem se inscrever no site.
Fonte:
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















