Infraestrutura
Codevasf e Banco Mundial promovem debate sobre São Francisco
Integração do São Francisco
O Corredor Multimodal do Rio São Francisco e seus benefícios socioeconômicos e ambientais são pauta de workshop realizado em Petrolina pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), durante a segunda-feira (7), em conjunto com o Banco Mundial.
Evento que iniciou pela manhã e segue até o fim do dia ainda conta com os apoios do Ministério da Integração Nacional, Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Governos dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.
Representantes do Banco Mundial que atuam como assessores técnicos do projeto vão coordenar palestras sobre políticas ambientais e sociais, impactos socioambientais em hidrovias e benefícios econômicos do Corredor Multimodal do rio São Francisco. Analistas da Codevasf e do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) apresentarão um panorama sobre a mitigação e a prevenção do assoreamento do rio.
O Workshop Socioambiental tem como objetivo geral coletar subsídios para construção do plano de ação visando ao desenvolvimento do Corredor Multimodal do rio São Francisco.
O evento é também uma oportunidade de engajar organizações do setor público e da sociedade civil relacionados à dimensão socioambiental do projeto, apresentar possíveis oportunidades e impactos relacionados ao Corredor Multimodal do São Francisco e discutir a estratégia proposta para tratar essas questões no seu desenvolvimento futuro.
Visando a ampliar a competitividade, o dinamismo e a sustentabilidade da economia brasileira, o Governo federal assumiu o compromisso de ampliar a participação das hidrovias na matriz de transportes do Brasil. Além de reduzir os custos logísticos e de transporte associados à circulação de mercadorias e de pessoas, as hidrovias atraem novos empreendimentos e investimentos, estimulam o uso sustentável dos recursos hídricos e contribuem para a redução das disparidades regionais.
Desta forma, em alinhamento colaborativo com as políticas e planos do Governo federal nas áreas de desenvolvimento regional e de transportes, o Corredor Multimodal do Rio São Francisco integrará os diversos meios de transporte da região (hidroviário, ferroviário, rodoviário), ancorado na importância histórica do rio São Francisco enquanto elemento de integração macrorregional e dinamismo econômico.
O trecho do rio que vai de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), de aproximadamente 1.300 km potencialmente navegáveis para fins comerciais, de lazer, dentre outros, é um eixo de grande atividade econômica e deverá crescer com o desenvolvimento do Corredor, atingindo 339 municípios em sua área de influência direta.
Propõe-se alcançar três grandes objetivos com o Corredor Multimodal. Um deles é ampliar o desenvolvimento socioeconômico e integração regional da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Um segundo objetivo é transformar a matriz de transportes, tornando-a mais sustentável – menos poluente, com menor consumo de energia e de combustíveis fósseis, gerando menos emissão de carbono.
Dentre os objetivos está ainda o de aprimorar a competitividade logística e de transporte na área influência do Corredor Multimodal do Rio São Francisco, por meio da otimização de seu potencial hidroviário, ferroviário e rodoviário, e da articulação e integração dessas vias.
Serviço:
Workshop Socioambiental
07 de Abril de 2014
Das 08h30 às 17h30
Local: Hotel Quality Petrolina
Avenida Cardoso de Sá, 201 - Orla II
Petrolina, Pernambuco, Brasil
Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















