Infraestrutura
Inaugurada a primeira Cidade Digital da região Sul
São Miguel das Missões
São Miguel das Missões (RS) comemorou seu aniversário de 26 anos com a inauguração do programa Cidades Digitais. A ação de inclusão digital do Ministério das Comunicações tem como objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.
Primeira cidade digital da região Sul, São Miguel das Missões, que tem aproximadamente 7,5 mil habitantes, passa a contar com velocidade de transferência de dados por rede de fibra óptica de 10 giga (anteriormente, a velocidade era de 100 mega), 14 pontos de rede - sendo 12 interligando órgãos do governo - e dois de acesso sem fio grátis para a população.
"É um grande presente para a nossa cidade, que vai beneficiar não só a gestão administrativa, mas também trazer grandes melhorias para a população, ampliar o acesso aos serviços públicos, com pontos gratuitos de banda larga", diz o prefeito Hilário Casarin, que pretende buscar novas parcerias para expandir o acesso à banda larga, inclusive na área rural do município.
O projeto vai beneficiar também os 1,2 mil alunos das redes municipal e estadual de São Miguel. Haverá ainda melhorias para o setor de saúde, com a possibilidade de marcar consultas online, e o setor de tributos, já que será possível programar o pagamento do IPTU pela internet. Além disso, o projeto inclui treinamento de servidores para gerenciar essa rede.
Investimentos
O Ministério das Comunicações investiu R$ 870 mil na implantação do programa Cidades Digitais em São Miguel das Missões, com contrapartida do município de R$ 35 mil para a adequação de estruturas, como a reforma de algumas salas, instalação de condicionadores de ar e a contratação do serviço de internet.
Programa
As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Lançado em 2012, o programa Cidades Digitais abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 municípios foram contemplados.
Em 2013, o programa foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes.
O Cidades Digitais já contempla cidades de todas as regiões brasileiras.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















