Infraestrutura
Metrô de Belo Horizonte ganha composição dupla
Transporte coletivo
A partir desta quarta-feira (23), a capacidade de transporte do metrô de Belo Horizonte será aumentada em cerca de mil lugares. Uma nova composição com oito vagões - quatro a mais que a convencional - está em circulação desde o horário de pico da manhã.
Todos os dias, o trem acoplado realizará duas viagens, uma em cada sentido, para atender aos passageiros. O objetivo da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é aumentar, gradativamente, o número de composições duplas, visando oferecer mais lugares aos usuários no horário de maior movimentação do sistema.
Para checar a viabilidade da circulação das composições duplas, a CBTU promoveu testes estáticos e dinâmicos nos finais de semana e feriados.
Durante a fase de avaliação, o metrô promoveu a checagem, manutenção, revisão e adaptações dos sistemas operacionais, medida fundamental para garantir o pleno funcionamento da composição. A preparação também incluiu o treinamento de maquinistas, controladores de tráfego, profissionais de estação e seguranças que estão aptos para colocar o trem acoplado em circulação.
Para ampliar o atendimento aos passageiros, a CBTU adquiriu 10 novos trens que representaram um investimento total de R$ 171,9 milhões. As primeiras composições começam a chegar no 2º semestre de 2014 e poderão ampliar em cerca de 50% a capacidade de atendimento do sistema. As novas composições também poderão ser acopladas ou utilizadas individualmente, de acordo com a necessidade do metrô.
Festival de Toulouse
O longa “O homem das multidões”, rodado dentro das dependências da CBTU de Belo Horizonte, foi destaque no 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França. Baseado no conto homônimo de Edgar Allan Poe, o filme que conquistou o 'Coup de Coeur', premiação máxima da mostra, retrata a história de dois funcionários do sistema de metrô da capital de Minas Gerais
Assinado pela dupla Marcelo Gomes e Cao Guimarães, o longa foi escolhido entre um total de 14 produções, sendo outras duas brasileiras. A premiação deve facilitar a distribuição na França, assim como para realizar a tradução e a inclusão das legendas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















