Infraestrutura
Brasil e União Europeia instituem comitê de segurança aérea
Aviação civil
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Europeia para Segurança da Aviação Civil (EASA) promoveram a primeira reunião do Comitê Setorial Conjunto de Certificação. O evento ocorrido nesta semana tem o propósito de obter cooperação na área de certificação de produtos aeronáuticos.
A pauta da reunião contemplou regras de procedimentos do comitê e também a assinatura do Technical Implementation Procedure (TIP), previsto no Acordo sobre a Segurança da Aviação Civil entre o Brasil e a União Europeia, firmado em 14 de junho de 2010.
O TIP tem como objetivo estabelecer os procedimentos que serão conduzidos entre as autoridades de aviação civil europeia e brasileira para atividades de certificação de produtos aeronáuticos. É importante ressaltar que a certificação garante aos equipamentos empregados na aviação níveis adequados de segurança e confiabilidade. O texto do TIP, assinado pelo JSCC, reflete um alto nível de confiança mútua e cooperação entre as autoridades de aviação civil.
Participaram da reunião os Co-presidentes do JSCC, Norbert Lohl, diretor de Certificação da EASA, e o Dino Ishikura, superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, além do diretor da Anac Claudio Passos Simão e outros representantes das duas agências.
Fonte:
Agência Nacional de Aviação Civil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















