Infraestrutura
Ministro anuncia construção de três projetos de cultivo de pescado
Atividade aquícola
O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, participa na manhã desta segunda-feira (14), no Tocantins, do evento de anúncio da construção de mais três projetos de cultivo de pescado em águas da União, com capacidade para produzir mais 112 mil toneladas ao ano.
Estão em fase final os processos para o lançamento dos editais de concessão dos parques aquícolas das usinas hidrelétricas de Peixe Angical e São Salvador e de áreas remanescentes da Hidrelétrica de Lageado. A UHE Peixe Angical fica no rio Tocantis, entre as cidades de Peixe e São Salvador. Tem uma área inundada de 294 quilômetros quadrados e profundidade média de 10 metros. Lá a capacidade de suporte definida pela Agência Nacional de Águas (ANA) é para uma produção de 44,5 mil toneladas ao ano.
A UHE São Salvador também está localizada no rio Tocantins, em Paranã, Palmeirópolis e São Salvador. Distante aproximadamente 80 quilômetros da UHE de Peixe Angical também fica próxima da UHE Cana Brava, no estado de Goiás, onde já foram licitados os parques de produção de pescado. O lago tem 104 quilômetros quadrados e profundidade também de dez metros. A capacidade de suporte estabelecida é de 27,3 mil toneladas de pescado ao ano. Para as duas áreas está autorizado o cultivo do Pacu, do Piauçu, do lambari, do tambaqui, pirarara e, pirapitinga, pirarucu.
Um dos mais importantes projetos de cultivo de pescado do País está no estado do Tocantins, no Lago de Lageado, na região da capital, onde já foram licitados 10 parques aquícolas, com capacidade para produzir 130 mil toneladas de pescado ao ano. Os três novos parques que serão anunciados pelo ministro podem agregar mais 42 mil toneladas de pescado à produção do estado.
Programação
Chegada em Palmas (Aeroporto) – 9h
Atendimento à imprensa (Aeroporto)– 9h10
Partida para São Salvador – 9h30
Evento em São Salvador – 10h30 (Praia – Beira Rio)
Partida para Peixe – 13h30
Evento em Peixe – 14h15 (Quadra do Colégio Estadual – Praça Central)
Retorno para Palmas – 15h30
Retorno para Brasília – 16h30
Fonte:
Ministério de Pesca e Aquicultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















