Infraestrutura
Secretaria projeta crescimento na circulação em aeroportos durante Semana Santa
Mobilidade urbana
O fluxo de passageiros nos aeroportos brasileiros deve aumentar cerca de 12% no feriado da Semana Santa em comparação ao mesmo período de 2013. O pico de movimento está previsto para os dias 17, 18, 21 e 22 de abril, que representam o início e o fim do feriado prolongado. A Secretaria da Aviação Civil (SAC) aconselha que os passageiros adotem medidas que garantam deslocamentos seguros, confortáveis e tranquilos, como chegar mais cedo aos aeroportos, fazer check-in antecipado, entre outros.
A média foi feita com base nos números divulgados pela Infraero e pelas concessionárias dos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Viracopos (SP).
A Aeroportos Brasil, responsável pelo aeroporto de Viracopos, espera um aumento de 20% na movimentação de hoje e amanhã; e 18% para os dias 21 e 22 se comparado com a movimentação do ano anterior. Em 2013, 120 mil pessoas passaram pelo terminal de Campinas, o que significa que este ano deve chegar a 140 mil passageiros no embarque e desembarque.
Em Brasília, a situação não é diferente. A Inframérica, administradora do aeroporto, prevê aumento de 8% entre os dias 18 e 21 em relação a 2013. Durante todo o período, devem passar pelo local 275 mil pessoas. Ontem, o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, e a presidenta da República, Dilma Rousseff, inauguraram o novo terminal com dez novas pontes de embarque. Leia mais.
Administradora de 63 aeroportos brasileiros, a Infraero considerou a semana completa – de 16 a 22 de abril – para calcular o aumento no movimento. A estimativa é que, neste período, 3,57 milhões de passageiros passem pelos terminais estatais, o que representa aumento de 9,85% em relação ao ano passado, quando foram registrados 3,25 milhões de passageiros.
Guarulhos
Guarulhos espera um aumento de até 10% em relação aos normais 110 mil passageiros/dia. Este aumento representa 121 mil pessoas nos dias considerados mais críticos.
Para os passageiros
A SAC aconselha ao passageiro a tomar medidas que ajudem a garantir a fluidez dos terminais durante estas datas mais movimentadas. Entre elas está: chegar com antecedência ao aeroporto e realizar o check-in o mais cedo possível. “A nossa prioridade é sempre o passageiro. Embora os aeroportos fiquem mais cheios nestas datas, fazemos o constante esforço para garantir a qualidade do serviço e o conforto das pessoas”, destacou o ministro Moreira Franco.
Serviço
A Infraero, hoje, é responsável por 63 aeroportos brasileiros. Desses, dois – Galeão e Confins – foram recentemente concedidos à iniciativa privada, mas ainda fizeram parte deste levantamento comparativo da Infraero. Ano passado, os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos deixaram de ser administrados majoritariamente pela estatal.
Fonte:
Secretaria de Aviação Civil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















