Infraestrutura
Dilma destaca ampliação da capacidade do setor aeroportuário no Brasil
Aeroportos
A presidenta Dilma Rousseff comemorou o crescimento da capacidade do setor aeroportuário brasileiros. Na última década, o número de brasileiros que utilizam a aviação como meio de transporte saltou de 33 milhões para um total de 111 milhões. Sozinho, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) recebe fluxo anual de 41 milhões de passageiros.
Em cerimônia de entrega do terminal 3 de Guarulhos, a presidenta destacou o processo de modernização do aeroporto de São Paulo: "Este é o momento em que essa estrutura está à altura da demanda que sobre ela pesa. Passar de 35 milhões de passageiros para aproximadamente 41 milhões não é uma passagem trivial", declarou Dilma em discurso.
Na sequência, a presidenta lembrou que, embora esteja passando por processo atenda o fluxo de passageiros atraídos para a Copa do Mundo, a expansão tem como objetivo oferecer com conforto e segurança para o brasileiro: "[O novo terminal] foi feito e vai ser usado para o novo Brasil, novamente dimensionado nos próximos anos. Por isso tem de ser confortável, eficiente e seguro. A segurança do aeroporto também é essencial", completou.
O terminal 3 do aeroporto, maior obra de infraestrutura aeroportuária do País, conta com uma área de 192 mil metros quadrados e capacidade para receber 12 milhões de pessoas por ano. Inspirado na estrutura dos aeroportos mais modernos do mundo, o novo terminal é dividido em dois blocos de edifícios, com diversas lojas, 20 pontos de embarque e pátio com capacidade de atender 34 aeronaves.
Projeto conta também com soluções sustentáveis, como ilumineração natural, por meio de paredes envidraçadas, jardins internos com vegeração nativa e amplos espaços para circulação
Aeroportos regionais
Na metade final do discurso, Dilma abordou os investimentos do governo federal na modernização de 270 aeroportos regionais espalhados pelo território brasileiro: "O Brasil é um pais continental e tem de ter aviação regional. Ela irá usufruir da experiência que a Infraero vai ter na gestão dos grandes aeroportos do país e ao mesmo tempo, vai assegurar uma mudança em toda a rede aeroportuária brasileira", declarou.
"Precismos junto com voos internacionais e voos nacionais, voos inter-regionais. Por isso, o governo, além de fazer a concessão de aeroportos à iniciativa privada, também tomou a providência de construir essa apolítica de aeroportos regionais Nós teremos hoje também uma politica muito importante, a política de assegurar que o Brasil tenha, numa distância de até 100 quilômetros das cidade médias, um aeroporto", completou a presidenta.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















