Infraestrutura
Equipamentos facilitam a vida de mais de 143 mil camponeses em Alagoas
PAC 2
Municípios do estado de Alagoas contam agora com 41 novos equipamentos que vão recuperar as estradas que ligam o campo à cidade. As máquinas, doadas pelo governo federal, foram entregues na manhã desta segunda-feira (26), em solenidade realizada em Maceió, capital do estado. A ação vai beneficiar 143,9 mil moradores do meio rural, além de facilitar o escoamento da produção de 10 mil famílias de agricultores.
Para aquisição das 18 motoniveladoras e dos 23 caminhões-caçamba, previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos), foram investidos R$ 13,9 milhões. O maquinário, adquirido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será administrado pelas prefeituras dos 29 municípios selecionados pelo programa.
Em todo o estado, máquinas do PAC 2, estão trabalhando, na reestruturação das estradas vicinais, além da recuperação de açudes e barragens importantes para enfrentar o período de estiagem, segundo o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho. “Há municípios que sozinhos não poderiam adquirir esses equipamentos tão fundamentais, para recuperação de açudes e barragens e para manutenção das estradas por onde passam a população e a produção dos agricultores”, explicou o delegado.
De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), Genivaldo Oliveira, “existem muitas estradas no interior que foram recuperadas por essas máquinas, vias que antes estavam intransitáveis e dificultavam principalmente o escoamento dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares”.
Com esta entrega, Alagoas passa a contar com 361 equipamentos. Para concluir a ação no estado, faltam apenas 12 veículos. Até o final da doação, o MDA terá investido R$ 102,6 milhões na compra das 373 máquinas distribuídas entre os 95 municípios alagoanos com menos de 50 mil habitantes.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















