Infraestrutura
Evento valoriza inventos de práticas agrícolas
Agricultores
Mais de cinco mil agricultores familiares e visitantes participam da 3ª Mostra de Máquinas e inventos para Agricultura Familiar, que ocorre de 8 a 10 de maio, em Pelotas (RS). Nesta sexta-feira (9), será realizada a abertura oficial do evento, com a presença do secretário Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, representando o ministro do MDA Miguel Rossetto.
“A mecanização e a automação são importantes na agricultura familiar porque aumenta a produtividade e atendem demandas das famílias que precisam diversificar e produzir cada vez mais. O evento contribui muito com a renda e a organização do trabalho do agricultor familiar, além de incentivar a elaboração ou adaptação de máquinas que facilitam suas práticas agrícolas”, assinala Bianchini.
Na abertura, será feita a premiação dos agricultores-expositores. A mostra conta também com exposição de inovações tecnológicas de universidades, empresas de extensão rural, cooperativas, sindicatos e outras instituições.
Na programação, estão previstos seminários técnicos que possibilitem o debate, o diálogo e o intercâmbio de informações entre agricultores, técnicos, pesquisadores, e representantes de entidades públicas e privadas.
O evento é promovido pela Embrapa Clima Temperado, a Universidade Federal de pelotas e a Emater/RS-Ascar.
Inauguração
Na sexta-feira (9), a Embrapa inaugura o Centro de Capacitação de Agricultores Familiares (Cecaf), com o apoio do MDA. O espaço fica na Estação Experimental da Cascata. A Unidade de Pesquisas é considerada referência em agricultura familiar e agroecologia. Cerca de três mil agricultores familiares, assentados e extensionistas, que buscam apoio junto a Embrapa anualmente, serão beneficiados com formação técnica e profissional.
“Que essa ideia se multiplique em várias unidades da Embrapa, já que faz parte do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e da Agência Nacional de Ater (Anater) intensificar a articulação entre a extensão e a pesquisa, além de um crescente investimento em qualificação, aprimoramento e o intercâmbio de conhecimento”, acrescenta o secretário Valter Bianchini.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















