Infraestrutura
Gilberto Occhi participa de evento sobre mobilidade urbana em Sergipe
Pacto da Mobilidade Urbana
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, esteve em Aracaju (SE) nesta segunda-feira (19), onde participou de evento sobre investimentos em mobilidade urbana. Para Occhi, os aportes nesta área são resultado da parceria entre governo federal, estados e municípios.
“É esta a parceria que o governo federal busca e que faz com que os recursos cheguem até a população sergipana. É um projeto republicano voltado para todas as cidades brasileiras.” Em Sergipe, o investimento em mobilidade urbana apoiado pelo governo alcança a marca de R$ 247 milhões, segundo informações do ministro.
Gilberto Occhi explicou que os estados e municípios interessados em solicitar recursos federais em mobilidade urbana devem seguir três objetivos: busca pela qualidade do transporte público, tarifa justa e obras que devem nascer de uma discussão local: “O governo não interfere na escolha do local ou na intervenção a ser realizada. O importante é que os investimentos cheguem a população que mais precisa”, esclareceu o ministro.
Durante a cerimônia, o ministro Gilberto Occhi lembrou que o tema mobilidade urbana foi um clamor das ruas em junho de 2013 e resultou na criação do Pacto da Mobilidade Urbana, programa em que o governo federal destinou R$ 50 bilhões para o setor. Ele explicou que Aracaju foi um dos municípios contemplados na segunda etapa do Pacto, em abril deste ano.
“A prefeitura de Aracaju e outras 26 cidades foram selecionadas no Pacto da Mobilidade. Atualmente, estão em fase de elaboração de novos projetos para melhoria da mobilidade na capital. Essa é uma ação forte do governo para trazer e propiciar os investimentos nas capitais brasileiras”, finalizou.
O governador de Sergipe, Jackson Barreto, concordou com o ministro das Cidades ao dizer que os interesses do povo deve vir em primeiro lugar. O Prefeito de Aracaju, João Alves, afirmou que os investimentos irão trazer praticidade e conforto para a população sergipana. “O sistema vai diminuir o tempo da população pela espera do transporte público e fazer a interligação de municípios. Com estes investimentos atingiremos quem mais precisa”, ressaltou João Alves.
Fonte:
Ministério das Cidades
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















