Infraestrutura
Mais Irrigação investe para recuperar perímetros em SE
Rio São Francisco
O programa Mais Irrigação irá destinar um total de R$ 19,5 milhões em recursos para recuperar 33.460 metros de canais de dois perímetros de irrigação no estado de Sergipe: as áreas de Propriá e de Cotinguiba-Pindoba.
O programa também responde pela reabilitação de 24 mil metros de canais de irrigação de Betume. Somados, os três perímetros sergipanos receberam um total de R$ 102 milhões do Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Irrigação.
O programa Mais Irrigação também viabilizou em Sergipe a reabilitação da rede de drenagem dos perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba e Pindoba, e Betume, além da modernização do sistema de topografia e o georreferenciamento das áreas dos três perímetros – esse último ainda em execução.
De acordo com o secretário nacional de Irrigação do ministério da Integração Nacional, Miguel Ivan, esses perímetros fazem parte do eixo 3 do programa que trabalha com agricultura familiar e pequenos irrigantes. “A revitalização dos perímetros vai trazer bons resultados na produtividade e na vida dos agricultores. A irrigação nessa região é essencial para o desenvolvimento regional”, conclui.
Mais Irrigação
Lançado em 2012, o programa Mais Irrigação busca valorizar o agricultor familiar e desenvolver, por meio de parcerias público-privadas, a economia regional de forma sustentável, gerando mais emprego e renda, e levando alimentos de qualidade para a mesa dos brasileiros.
A previsão é de que o programa seja aplicado em 538 mil hectares espalhados em 66 áreas para a produção de biocombustíveis e fruticultura, bem como para a produção de leite, carne e grãos. Desta forma, o governo pretende incluir pequenos e médios agricultores na cadeia produtiva e garantir a eles mercado, assistência técnica e preço justo.
Dezesseis estados serão beneficiados pelo Mais Irrigação: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins.
A iniciativa foi dividida em quatro eixos, que incluem: concessão de áreas cultiváveis e sua manutenção à iniciativa privada por meio de licitação. Quem oferecer parcela mais baixa, ganha a concorrência. Os outros eixos são ampliação de áreas dos perímetros de irrigação; recuperação dos perímetros sociais; e realização de estudos.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















