Infraestrutura
Moreira Franco afirma que aeroporto em Caieiras deve sair
Aviação civil
Em reunião com o prefeito de Caieiras (SP), Roberto Hamamoto, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, antecipou que o governo deve definir em breve as regras do projeto que possivelmente resulte na construção de um terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo: “O aeroporto deve sair, sim. Afinal, essa decisão já tem seis anos. São seis anos de debates e estudos. Além disso, São Paulo precisa de um terceiro aeroporto para desafogar Congonhas e Guarulhos, por conta da alta demanda”, afirmou Moreira Franco.
A construção do empreendimento, no entanto, depende de uma mudança nas normas que regem o setor aeroportuário. Aeroportos públicos para voos comerciais não podem ser construídos pela iniciativa privada, como se pretende fazer com o aeródromo de Caieiras, que já é chamado de Novo Aeroporto de São Paulo (Nasp).
Nesta semana a presidenta Dilma Rousseff vetou dispositivos que autorizavam construção de aeroportos com voos comerciais pela iniciativa privada ao sancionar a Medida Provisória nº 627. De acordo com o Governo, a discordância com a redação foi o motivo dos vetos.
Sobre isso, o ministro-chefe da SAC garantiu: “O governo apresentará nova MP para garantir a construção do aeroporto em Caieiras”. Para a SAC: “Os dispositivos criariam um desarranjo regulatório e provocariam impacto na operação de aeródromos existentes. A mudança do conceito dos aeródromos públicos deixaria de fora serviços relevantes por eles prestados, tais como aerodesporto e de instrução. Além disso, as normas propostas desvirtuariam o modelo tradicional da contribuição de intervenção no domínio econômico ao estabelecer incidência apenas parcial sobre um setor econômico”.
Atualmente a legislação permite aviação comercial somente em aeroportos públicos ou naqueles explorados pela iniciativa privada mediante concessão, a exemplo de Brasília (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas-SP), Galeão (RJ), Confins (MG) e São Gonçalo do Amarante (RN).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















