Infraestrutura
"População precisa de transporte público de qualidade", afirma Dilma
Mobilidade urbana
A presidenta Dilma Rousseff desembarcou em Curitiba nesta sexta-feira (9), onde lançou o edital de contratação do metrô da capital paranaense. O projeto prevê a implantação de um sistema distribuído com 14 estações que irá exigir R$ 4,56 bilhões em investimentos, entre recursos do governo federal, estadual, iniciativa privada e da prefeitura. Em seu discurso, Dilma classificou o século 21 como o "das grandes cidades".
"Curitiba, assim como outras cidades em processo de transformação em grandes metrópoles, tem uma oportunidade rara que cidades como Rio de Janeiro e São Paulo não tiveram. Iniciar investimento em parcerias no sentido de garantir que as cidades tenham acesso a trilho". destacou a presidenta.
"Sem a questão do transporte público de qualidade, não resolvemos a questão da mobilidade dentro das cidades. Sem isso, teremos uma cidade cada vez mais desarticulada", afirmou. Além do metrô, o projeto de mobilidade da cidade prevê a ampliação da capacidade e da velocidade das linhas de BRT, a remodelação da linha Inter II e a conclusão da Linha Verde.
Somados, os quatro projetos vão receber investimentos de R$ 5,2 bilhões para a melhoria do transporte coletivo e da mobilidade urbana. "É uma necessidade básica, como é necessidade da cesta básica. As pessoa terão de se movimentar na cidade, portanto precisam de transporte público de qualidade", complementou a presidenta.
O processo de licitação do metrô será gerenciado pela BM&F Bovespa. Os consórcios interessados têm 45 dias para apresentar propostas a contar da data de lançamento do edital. O grupo vencedor será responsável pela gestão do sistema pelos próximos 35 anos.
BR-376
Durante o discurso, Dilma também anunciou a inclusão do contorno sul de Curitiba, da BR-376, no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). A agenda presidencial prevê a presença da presidenta na cerimônia de inauguração da Arena da Baixada no fim da tarde. O estádio sediará quatro jogos da Copa do Mundo, incluindo a última partida da atual campeã, Espanha, na fase de grupos.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















