Infraestrutura
Portal de integração econômica da Amazônia será lançado nesta semana
Amazônia Negócios
O lançamento do Portal Amazônia Negócios tem data para ocorrer: a próxima sexta-feira (30). A ferramenta viabilizada em parceria envolvendo a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Ação Pro-Amazônia irá integrar os novos estados da Amazônia Legal e deve promover o crescimento das relações comerciais entre eles.
O evento acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em Manaus, a partir das 18h. Com o portal, será possível garantir o desenvolvimento da região, além da geração de mais emprego e renda. Devem participar do evento as Federações de Indústrias e de Agricultura, Associações Comerciais e secretários estaduais de indústria e comércio da Amazônia Ocidental (Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre).
Todas as empresas e os empresários de qualquer segmento com sede na Amazônia Legal poderão fazer parte do Portal. Basta se cadastrar no endereço eletrônico, que estará no ar em breve, e explorar as possibilidades que a plataforma oferece. Será possível cadastrar negócios dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) em uma rede virtual que permite a localização de empresas e dos serviços e produtos oferecidos por elas, além do fornecimento de notícias sobre a economia, infraestrutura e investimentos na região.
De acordo com o superintendente Djalma Mello, a equipe técnica da Sudam já está estudando estratégias para que, no ano de 2015, se estendam as ações do portal para a Pan-amazônia, incluindo outros países da América do Sul, que fazem fronteira com estados amazônicos brasileiros.
De acordo com a coordenadora de Gestão e Tecnologia da Informação, da Sudam, Dóris Antunes, a plataforma mantém os participantes sempre informados sobre os negócios realizados em suas áreas de atuação e por parceiros que estejam conectados a ele na rede. Além disso, atua dando sugestões de parcerias a partir da área de atuação das empresas cadastradas, o que confere um alto nível de interatividade entre a plataforma e as empresas participantes.
O portal faz parte do Programa de Integração Intrarregional da Amazônia, vinculado ao Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) e surgiu a partir dos resultados de estudo realizado pela Sudam que salientou a fraca relação comercial na região. O estudo comprovou que a maioria dos estados amazônicos compram produtos ou serviços de estados de outras regiões, enquanto poderiam acessá-los dentro da própria região, a partir dos estados vizinhos, e inclusive a custos menores.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















