Infraestrutura
Presidenta encerra visita a trechos do Projeto de Integração do São Francisco
Segurança hídrica
Na cidade de Cabrobó (PE), a presidenta Dilma Rousseff concluiu sua visita a três trechos do Projeto de Integração do São Francisco nesta terça-feira (13). O projeto com previsão de conclusão para 2015 estabelecerá a interligação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco com bacias inseridas no Nordeste Setentrional. O objetivo é proporcionar condições para que a população de mais de 390 cidades da região possa conviver com a seca.
Dilma desembarcou de manhã no estado da Paraíba, onde visitou o Túnel Cuncas II, em São José de Piranhas, e respondeu brevemente a perguntas de jornalistas. No Ceará, após acompanhar o andamento das obras da Barragem de Jati, discursou sobre a importância do empreendimento e concedeu entrevista coletiva a veículos de imprensa.
"Quando a gente leva água para essa região, o que estamos garantindo é que seja possível conviver com a seca - uma vez que a seca vai acontecer, sempre acontece. Temos de criar as condições para que quando chegar, estejamos mais fortes e possamos perfeitamente conviver com ela. E isso significa água permanentemente", afirmou a presidenta em discurso no Ceará.
O Projeto de Integração do São Francisco é o maior projeto de segurança hídrica do País. Quando concluído, deve beneficiar 12 milhões de residentes de cidades atingidas pela seca: "[Este empreendimento] Significa primeiro, que o Nordeste está mudando. Antes, as pessoas passavam por aqui, por essa região e eram retirantes que iriam para o Sudeste, para o Sul do Brasil, em busca de melhores oportunidades, uma vez que durante a seca aqui não tinha água. Com o trabalho sendo feito aqui, com o apoio de todos os moradores aqui da região, estamos fazendo uma obra, que não só leva água, ela traz os nordestinos que saíram daqui de volta pras suas terras".
Coletiva
Em entrevista coletiva concedida a veículos de imprensa, a presidenta foi questionada sobre a crise do Sistema Cantareira, responsável por abastecer parte da população do estado de São Paulo. Nesta terça, o nível acumulado de água no sistema recuou para 8,6% da capacidade total: "O problema de São Paulo é de todo o Sudeste brasileiro. Tivemos uma das maiores secas recentes. Quem não investiu, quem não preveniu terá problemas".
Sobre a Copa do Mundo, evento esportivo que o Brasil sediará a partir de 12 de junho, a presidenta voltou a afirmar que tem confiança de que "A Copa do Mundo no Brasil tem todas condições para ser um sucesso. Vamos garantir a segurança", complementou.
Integração do São Francisco
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a mais importante iniciativa do governo federal dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo é garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem acontece frequentemente.
A região Nordeste possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água, o que provoca grande irregularidade na distribuição dos recursos hídricos, já que o rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco estabelece a interligação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco - que apresenta relativa abundância de água (1.850 m³/segundo de vazão garantida pelo reservatório de Sobradinho) - com bacias inseridas no Nordeste Setentrional. Essa interligação vai levar água para consumo humano, animal e para ações que vão alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região.
Este empreendimento, além de recuperar 23 açudes, vai construir outros 27 reservatórios, que funcionarão como pulmões de água para os sistemas de abastecimento do agreste, fornecendo 6 m³ por segundo.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















