Infraestrutura
Dilma Rousseff entrega 998 moradias no Rio de Janeiro
Financiamento habitacional
A presidenta Dilma Rousseff inaugurou 998 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (30). Compostos por 24 blocos de 5 andares, com 4 apartamentos por andar, os residenciais Zé Keti e Ismael Silva atenderão famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.
Em um discurso de cerca de 20 minutos, a presidenta enalteceu as possibilidade que a casa própria proporciona, principalmente a possibilidade de "recomeço pra muitas famílias, que podem olhar o futuro e lembrar o seguinte; Agora tem uma moradia."
Os residenciais fazem parte do programa de financiamento da casa própria lançado em 2009 pelo governo federal. Em sua segunda fase, o programa prevê a construção de 2 milhões de unidades habitacionais até o fim de 2014, das quais 60% voltadas para famílias de baixa renda. O programa entregou 1,6 milhão de unidades habitacionais a famílias de baixa renda.
Todos os apartamentos têm área privativa de 43,23 metros quadrados, divididos em 2 quartos, sala, circulação, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. As unidades estão avaliadas em R$ 63 mil cada, sendo que 16 delas foram adaptadas para portadores de necessidades especiais.
Os condomínios estão localizados no centro do Rio de Janeiro e ao redor há cinco hospitais, cinco escolas públicas e uma delegacia de polícia. Os dois empreendimentos foram erguidos na área do antigo complexo penitenciário Frei Caneca:
"Aqui era um presídio, aqui as pessoas eram presas. Há 200 anos, isso acontecia. Muitos presos passaram por aqui, inclusive presos políticos. Um grande escritor brasileiro, Graciliano Ramos teve preso aqui no complexo. Assim como um líder como Luís Carlos Prestes e sua mulher, Olga."
Minha Casa Minha Vida 3
Dilma Rousseff confirmou o lançamento da terceira etapa do programa de financiamento da casa própria. De acordo com a presidenta, o anúncio ocorrerá em uma "cerimônia ligando vários estados, inclusive aqui no Rio de Janeiro":
BRT Transcarioca
Durante o discurso, a presidenta destacou os empreendimentos erguidos para a disputa da Copa do Mundo, tal como o BRT Transcarioca, projeto inaugurado no início do mês de junho que amplia a interligação do transporte coletivo na cidade:
"[BRT Transcarioca] faz com que uma pessoa que trabalha em Madureira possa ter um emprego perto do aeroporto, na Barra. Isso facilita a vida de todo mundo", declarou a presidenta.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















