Infraestrutura
Perímetro de irrigação no Nordeste tem espaço na mídia
Agricultura
O projeto de irrigação Tabuleiros de Russas, cultivado por cinco produtores rurais, ganhou espaço na mídia durante o fim de semana. A edição de domingo (29) do programa Nordeste Rural, da Rede Globo, perímetro irrigado introduziu o plantio de uvas nos anos 2009 e 2010.
Gerenciado pelo Distrito de irrigação (Distar), o projeto Tabuleiros de Russas faturou R$ 91.907.686,59 com produtos de origem vegetal em 2013 numa área cultivada de 5.758,88 hectares é o maior do Ceará.
As taxas anuais de crescimento da economia do Ceará e a infraestrutura do projeto de irrigação Tabuleiros de Russas, que fica entre duas capitais – Fortaleza, do Ceará e Natal, do Rio Grande do Norte – atraíram Rinaldo Pilotti, de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Com experiência familiar no cultivo, procedente de região produtora de vinhos, Ronaldo Pilotti começou com oito hectares em 2012 e hoje cuida de 16 hectares de uva Itália branca.
Na primeira etapa, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) implantou 10.765,72 hectares de área irrigável no perímetro Tabuleiros de Russas, que é o maior do estado do Ceará, nas cidades de Morada Nova, Limoeiro do Norte e Russas. Foram concluídas as obras de infraestrutura da segunda etapa do projeto com mais 3.157 hectares de área irrigada na cidade de Russas a ser licitada para produtores. A obra é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















