Infraestrutura
Terminal 3 aumenta capacidade do aeroporto de Guarulhos
Infraestrutura aeroportuária
Terminal 3, inaugurado em maio de 2014, tem capacidade para atender 12 milhões de passageiro/ano
O Aeroporto Governador André Franco Montoro – Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) acaba de inaugurar o Terminal 3, com capacidade para receber 12 milhões de passageiros/ano, após um ano e nove meses de obras.
O projeto contou ainda com um edifício-garagem, com 2.644 vagas, inaugurado em maio de 2013; três pátios de aeronaves, com capacidade para 54 aeronaves, tendo um sido entregue em outubro de 2013 e os outros dois, em março de 2014, além do novo acesso viário, entregue em abril de 2014, que trouxe mais conforto aos motoristas que acessam o aeroporto.
Obra mais significativa no sentido de ampliar a infraestrutura aeroportuária e agilizar o fluxo de passageiros, o Terminal 3 conta com 192 mil m² e iniciou as operações no último 11 de maio, com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. Inspirado na estrutura dos mais modernos aeroportos, o TPS3, como é chamado, é dividido em dois blocos de edifícios, com cinco níveis, e tem capacidade para 34 aeronaves.
Ao todo, foram investidos R$ 2,9 bilhões desde 2012, finalizando a primeira grande fase de obras, que incluiu ainda:
- Ampliação do número de vagas no estacionamento, de 3,9 mil para 8 mil;
- Ampliação da capacidade dos pátios, de 61 para 108 posições;
- A expansão da área de terminais, que dobrou de 191 m² para 387 m².
A concessionária que administra o aeroporto, formada pelas empresas Invepar e ACSA (Concessionária do Aeroporto de Guarulhos S/A), em sociedade com a Infraero, prevê mais R$ 4,5 bilhões em investimentos até o fim da concessão, em 2032.
A capacidade atual do Aeroporto Internacional de Guarulhos é de 42 milhões de passageiros/ano, suficiente para atender a demanda atual, em torno de 36 milhões de passageiros/ano, e o fluxo aguardado com a organização da Copa do Mundo. São Paulo, vizinha a Guarulhos e atendida pelo aeroporto, é uma das sedes do mundial.
Em outubro de 2014, a concessionária iniciará o projeto de modernização (retrofit) dos Terminais 1 e 2. A obra deve durar 18 meses, com prazo de entrega para o primeiro semestre de 2016, e proporcionará mais conforto aos passageiros dos antigos terminais.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















