Infraestrutura
Adoção de Smart Grid oferece ganhos à empresa energética
Inovações tecnológicas
A adoção da sistema de rede elétrica inteligente, chamado Smart Grid, vem proporcionando ganhos de escala por parte da Eletronorte com eliminação de de cabos, diminuição do volume de reles auxiliares e de conexões físicas.
Na Usina Hidrelétrica Tucuruí, no rio Tocantins foram retirados cinco toneladas de cabos elétricos. Smart Grid é a aplicação de tecnologia da informação para o Sistema Elétrico de Potência (SEP), integrada aos sistemas de comunicação e infraestrutura de rede automatizada.
As redes elétricas inteligentes podem ser entendida como a rede elétrica que utiliza tecnologia digital avançada para monitorar e gerenciar o transporte de eletricidade em tempo real com fluxo de energia e de informações bidirecionais entre o sistema de fornecimento de energia e o cliente final.
Na prática, a Smart Grid envolve a instalação de sensores nas linhas da rede de energia elétrica, o estabelecimento de um sistema de comunicação confiável em duas vias com ampla cobertura com os diversos dispositivos e a automação dos ativos. Os sensores são embutidos com chips que detectam informações sobre a operação e desempenho da rede, tais como tensão e corrente. A partir daí, os sensores analisam as informações para determinar o que é significativo, por exemplo, se está com tensão alta ou muito baixa.
Antes da aplicação da tecnologia na Eletrobras Eletronorte, a operação do sistema elétrico realizava o monitoramento e controle por meio de comunicação via telefone para que as informações fossem trocadas com o objetivo de normalizar o sistema elétrico sob falha. Com a aplicação da tecnologia, o monitoramento e controle é realizado de forma remota tornando as ações realizadas em tempo real.
Fonte:
Eletronorte Eletrobrás
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















