Infraestrutura
Aneel autoriza reajuste tarifário da concessionária Copel
Mercado de energia
Em reunião pública realizada nesta terça-feira (22), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou os novos reajustes tarifários da Copel Distribuição e de outras três concessionárias que prestam serviços de fornecimento de energia no estado do Paraná.
O efeito médio a ser percebido pelos consumidores da Copel passa a ser de 24,86%. O reajuste da Copel estava suspenso desde 25 de julho, quando a agência acolheu o pedido da concessionária e decidiu suspender o percentual estabelecido anteriormente - na ocasião, a variação da tarifa da concessionária tinha sido fixada em 35,05%. O novo valor será cobrado de maneira retroativa para 4,2 milhões de unidades consumidoras localizadas em 396 municípios do Paraná.
A principal causa do reajuste foi o aumento dos custos que a distribuidora teve com compra de energia. Esses custos aumentaram em função do término do período de suprimento de alguns contratos de comercialização de energia elétrica no ambiente regulado, os chamados CEARs, e da energia contratada nos leilões para suplementação, por meio de contratos de energia por disponibilidade e por quantidade. Também impactou no reajuste a variação da tarifa da usina hidrelétrica de Itaipu.
Cocel e CFLO
Os consumidores residenciais da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), que serve 46 mil unidades consumidoras na cidade de Campo Largo, foram contemplados com um reajuste de 23,95%. Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO), concessionária da cidade de Guarupava, registrou uma variação nas tarifas cobradas de consumidores residenciais de 27,30%.
A principal causa do reajuste foi o aumento dos custos que as distribuidoras tiveram com compra de energia da concessionária supridora (Copel). Ao calcular o reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano.
Ceral-DIS
As tarifas praticadas pela Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Arapoti (Ceral-DIS) foram reduzidas em 1,26%. De acordo com informações da Aneel, a medida se justifica em razão do diferimento parcial do reajuste tarifário da Copel Distribuição S.A, que é a supridora da permissionária. O reajuste será retroativo a 30 de junho
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















