Defesa e Segurança
Conferências sobre defesa civil mobilizam mais de 6 mil pessoas
Defesa Civil
As etapas estaduais da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) contaram com a participação de 22 estados brasileiros. Os encontros mobilizaram mais de seis mil pessoas entre os meses de março e junho, e enviaram cerca de 880 propostas para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília em novembro.
Alguns estados realizaram suas conferências sobre o tema "Proteção e Defesa Civil" pela primeira vez, como foi o caso do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Roraima.
Participaram das etapas estaduais da 2ª CNPDC os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O processo de consulta social da 2ª CNPDC também teve etapas livres. Dezoito conferências foram organizadas por entidades da sociedade civil, membros de comunidade científica e de conselhos de políticas públicas entre os meses de fevereiro e maio deste ano, e enviaram suas propostas diretamente à etapa nacional.
Conferências municipais
Em todo o País foram realizados cerca de 500 encontros, entre eventos municipais e intermunicipais, com a expectativa de participação de mais de 1,7 mil cidades brasileiras.
As etapas municipais da 2ª CNPDC também tiveram a participação de municípios de fronteira em conferências intermunicipais. Bella Unión, no Uruguai, e Paso de los Libres, na Argentina, enviaram representantes à conferência em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O município gaúcho de Bagé contou com a participação da cidade de Rivera, no Uruguai.
Mesmo atingido por enchentes, Rondônia abriu espaço para a comunidade discutir prevenção a riscos de desastres, com a realização de conferências intermunicipais. Diversos municípios que já foram gravemente afetados por desastres também participaram de conferências sobre o tema. Nova Friburgo e Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e municípios do Médio Vale de Santa Catarina, como Blumenau e Gaspar, realizaram eventos para discutir propostas na área de proteção e defesa civil.
Sobre a 2ª CNPDC
Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).
A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da conferência nacional, prevista para ocorrer em novembro, na capital federal. Espera-se 1,7 mil delegados, entre agentes de Defesa Civil, e representantes da sociedade civil, comunidade científica, conselhos profissionais e políticas públicas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















