Infraestrutura
Divulgado balanço do sistema elétrico durante Copa
Copa 2014
O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou informações sobre o comportamento do sistema elétrico brasileiro durante a Copa do Mundo, competição disputada entre os meses de junho e julho.
A curvatura da carga energética manteve um padrão durante o período de disputa da competição com queda antes do primeiro tempo; recuperação no intervalo, com o abre-e-fecha de geladeiras; nova redução no segundo tempo para, e retomada gradual com a aproximação do fim da partida.
Uma curiosidade pode ser registrada no último domingo (13), um dia em que tradicionalmente há menor demanda por energia. O motivo: a campeã Alemanha precisou de quase três horas para faturar o tetracampeonato mundial.
Alemanha X Argentina
Pouco antes de começar o jogo Alemanha x Argentina, até o final do primeiro tempo, a média de carga ficou 2.500 MW abaixo de um domingo típico. No intervalo, houve uma elevação de 2.900 MW em oito minutos; no segundo tempo, a média de carga foi 3.200 MW menor que a de um domingo normal.
No final do tempo regulamentar, a carga voltou a subir 5.000 MW em apenas dez minutos; caiu de novo, com o começo da prorrogação, até finalmente escalar mais 3.900 MW após o apito final que sagrou a Alemanha campeã da Copa do Mundo no Brasil.
Fonte:
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















