Infraestrutura
Foz do Iguaçu se prepara para construir Mercado Municipal
Projeto gastronômico
A prefeitura de Foz do Iguaçu e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) assumiram nesta quarta-feira (2) a responsabilidade pela construção e, futuramente, gestão do Mercado Público Municipal. A concessão de terreno na Vila Portes, de 10 mil metros quadrados, terá duração de 30 anos. O projeto arquitetônico será desenvolvido pela própria Fundação e o prazo de conclusão das obras é de três anos. Além das atividades comerciais e gastronômicas, o mercado será um local de convivência, entretenimento e lazer.
A proposta, segundo o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, é que todas as etnias que hoje vivem em Foz do Iguaçu sejam representadas no Mercado Público, que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Recursos
Segundo o coordenador do projeto na Fundação PTI, João José Passini, só será possível prever os custos da construção – e de que forma serão captados - depois que o projeto arquitetônico estiver concluído.
A implantação do Mercado Municipal é uma iniciativa da Itaipu Binacional, da Fundação PTI e da Prefeitura. Com a oficialização do espaço para a instalação, disse Passini, outros parceiros serão mobilizados.
“Vamos atrás do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), iremos buscar recursos federais de ministérios para a consolidação do projeto e, inclusive, queremos a participação de recursos privados”, ressaltou Passini.
Câmara Municipal
O projeto de construir um mercado municipal, a exemplo dos existentes em cidades como Curitiba e São Paulo, é antigo, mas ganhou força nos últimos anos. A ideia avançou com a cessão do terreno à FPTI, pela Prefeitura, que foi aprovada pela Câmara Municipal no início do mês.
Segundo o projeto, a intenção é melhorar e incentivar o desenvolvimento local, a partir da criação de uma área de referência turística e cultural para a cidade, com a representatividade da diversidade cultural da cidade.
Fonte:
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















