Infraestrutura
Ministério discute tecnologia e monitoramento de ações
Convívio com seca
A possibilidade de integração da Sala de Situação, nome ao qual se designa um sistema de monitoramento online das ações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foi pauta de debate entre técnicos do ministério da Integração Nacional. Os representantes da pasta também avaliaram planos operativos e proposta orçamentária para o próximo ano.
A agenda de três reuniões durante o dia foi iniciada com o relato dos estágios de implantação da Sala de Situação, que elegeu e inseriu os dados de interesse de nove das 15 áreas de atuação na administração central do Dnocs e amanhã começa o treinamento das Coordenadorias estaduais para replicar o trabalho até agosto.
A apresentação foi feita por Jaime Araújo, diretor da Intelletto, empresa contratada para o serviço, e acompanhada pelo coordenador geral de Planejamento e Gestão Estratégia do Dnocs, Alberto Almeida; Nilo Barsi, coordenador de Orçamento; João Otávio Monteiro Gondim Filho , coordenador de Gestão Estratégica e Paulo Giovanni Nogueira Lima, chefe da equipe de Tecnologia da Informação. Integram a comitiva do Ministério da Integração Luciano Fonseca, coordenador geral de Planejamento e Melhoria da Gestão (CGPM); Gilberto Pompílio, coordenador geral de Orçamento e Finanças; Sonia Faustino Mendes, diretora da Diretoria de Gestão Estratégica (DGE); André Costa, coordenador de Monitoramento e Gilma Maciel, analista de Negócios e assessora da DGE.
Luciano Fonseca informou que um dos objetivos da vista foi para conhecer o sistema de monitoramento do Dnocs, a Sala de Situação, e ver a possibilidade de como integrar os dados transportados pera a ferramenta com o sistema de monitoramento do Ministério da Integração Nacional. Além disso, a delegação pretende discutir a proposta orçamentária para 2015 e fazer avaliação dos planos operativos deste ano e de 2015 pelo sistema do Ministério da Integração.
Gilberto Pompílio, por sua vez, informou que numa visita anterior ao Dnocs conheceu a Sala de Situação. “Chamou a nossa atenção que o sistema procura levantar necessidades da base e coloca os dados para o nível gerencial, com bom grau de penetração na organização”, disse o coordenador geral de Orçamento e Finanças do MI. A avaliação do sistema, segundo ele, visa identificar como pode usar a ferramenta no trabalho de monitoramento que o Ministério faz.
Jaime Araújo mostrou que a Sala de Situação vai possibilitar atualização mensal dos dados de produção dos projetos de irrigação de origem vegetal e animal, antes feita em planilha montada com informações enviadas das Coordenadorias Estaduais. Segundo ele, os perímetros irrigados produziram R$ 251 milhões em 2013, o que pode ser visto por estado, área cultivada, espécie de fruta e por produção de origem animal ou vegetal. Cerca de 400 gráficos podem ser visualizados com os dados da produção dos perímetros irrigados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















