Infraestrutura
Atuação do Grupo Técnico do Sistema Cantareira é ampliada até outubro de 2015
Segurança hídrica
O prazo de atividades do Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira foi prorrogado para 31 de outubro de 2015.
A prorrogação da vigência do GTAG-Cantareira considera a atípica situação de escassez de chuvas no Sudeste entre janeiro e julho. Este contexto climático tem resultado em vazões inferiores aos menores valores observados no histórico de monitoramento da bacia do rio Piracicaba, onde estão os principais reservatórios de regularização de vazões do Sistema Cantareira, responsável por parte do abastecimento de água das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.
Ao Grupo Técnico compete, entre outras atribuições, o acompanhamento diário dos dados referentes aos reservatórios e estruturas componentes do Sistema Cantareira, assim como dos postos de monitoramento de interesse: fluviométricos, pluviométricos e de qualidade da água.
As atividades também poderão ser interrompidas antes desse prazo, a critério da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).
GTAG-Cantareira
A Agência Nacional de Águas e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) instituíram o GTAG-Cantareira em 10 de fevereiro, com uma vigência inicial até 5 de agosto. A finalidade do Grupo é proporcionar uma administração diferenciada do armazenamento do Sistema Cantareira. Também fazem parte do GTAG-Cantareira: representantes da Sabesp (empresa de saneamento de São Paulo); do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ); e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT).
Sistema Cantareira
O Sistema Cantareira está entre os maiores sistemas produtores de água do mundo. Responsável pelo abastecimento de 44,9% da Região Metropolitana de São Paulo, o Cantareira é composto por seis barragens interligadas por um sistema de 48 quilômetros formado por túneis, canais e uma estação de bombeamento que faz a água ultrapassar a barreira física da Serra da Cantareira. Sua área de drenagem se estende até o sul de Minas Gerais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















