Infraestrutura
Modelos de projetos públicos de irrigação são tema de debate na Bahia
Agricultura familiar
O município de Juazeiro (BA) sediou nesta sexta-feira (1º) o seminário Projetos Públicos de Irrigação e Agricultura Irrigante Familiar. O evento acontece até este sábado (2) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e tem o objetivo de discutir a regulamentação da lei 12787/2013, que institui a Política Nacional de Irrigação.
Reunindo representantes de órgãos governamentais, o seminário, que conta com a participação de movimentos sociais, representantes da sociedade civil e academia, debate a construção de proposta para a regulamentação do novo marco legal da Política Nacional de Irrigação.
Política Nacional de Irrigação
O seminário busca ouvir os movimentos sociais, entidades de pesquisa e assistência técnica e extensão rural e as suas contribuições, para os órgãos do governo responsáveis pelo desenvolvimento agrário e hídrico.
O secretário Nacional de Irrigação do Ministério da Integração, (SRI/MI) Guilherme Ferreira, afirmou que o momento é propício para discussão e a sistematização das políticas públicas. “Só a terra pela terra e a água pela água, não serão suficientes sem assistência técnica adequada e pesquisa voltada para as realidades destas pessoas, de forma coordenada e sistêmica”, avaliou.
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, realçou o avanço da reforma agrária no semiárido, sobretudo na qualidade e na viabilidade dos assentamentos na região. “Com esta parceria entre Ministério da Integração e Incra, poderemos prever o uso de irrigação, para os assentamentos que já buscam os recursos hídricos e, para as novas áreas, os projetos de desenvolvimento dos assentamentos possam prever desde o início o potencial de atendimento com água.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















