Infraestrutura
Preço de Liquidação das Diferenças no setor elétrico registra alta de 39%
Mercado de energia
A comportamento do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 2 a 8 de agosto apresentou alta de 39% em relação ao preço médio divulgado na última semana de julho. O valor para o período desta semana ficou em R$ 809,43/MWh.
O PLD, publicação divulgada em caráter semanal pela Câmara de Comercialização da Energia Elétrica (CCEE), calcula a energia comercializada no mercado de curto prazo com o objetivo de ratear o custo de despacho adicional por meio da utilização dos dados considerados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico para a otimização da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), tais como condições hidrológicas, demanda de energia e preços de combustível.
Ou seja, os preços indicados pelo PLD servirão para estabelecer o montante de cada agente no rateio e liquidação de toda a energia não contratada.
Para o período de 2 a 8 de agosto, a alta no valor do PLD se verifica principalmente em virtude da perspectiva de redução das afluências para o Sistema Interligado Nacional (SIN), e da previsão de parada para manutenção de usinas termelétricas e hidrelétricas.
Variação climática
Devido à atenuação das frentes frias no Sul e Sudeste, a expectativa é que se mantenha a tendência de redução das afluências (volume de água que deve chegar, futuramente, aos reservatórios das usinas hidrelétricas) até o fim de agosto. Pela primeira vez, desde fevereiro, são esperadas vazões menores do que a média histórica mensal para o Sul. Em conseqüência, haverá menor oferta de energia neste submercado e de intercâmbio elétrico para o Sudeste. A previsão é que o limite máximo de envio não seja atingido em nenhum dos patamares de carga. Em virtude dessa expectativa, os preços se equalizaram em todos submercados.
O armazenamento inicial no SIN foi superior ao esperado em 1.120 MWmédios, tendo como destaque a região Sudeste. Isto porque nas semanas anteriores - com o Sul apresentando afluências maiores do que a média histórica - houve priorização de transferência de energia para a região. Como reflexo foi possível poupar os reservatórios pela utilização de geração térmica adicional. Já na região Sul, o volume de armazenamento foi menor do que nas semanas anteriores.
O consumo esperado para as regiões Sudeste e Nordeste sofreu redução expressiva, totalizando 659 MW médios. Por outro lado, a expectativa nas regiões Sul e Norte apresentou acréscimo total de 132 MW médios. A tendência é que se mantenha a alta geral do consumo no segundo semestre do ano.
No conjunto, o PLD em todos os submercados se elevou em função da redução nas afluências esperadas ter sido preponderante em relação ao maior armazenamento inicial dos reservatórios e à redução na carga.
Preço de Liquidação das Diferenças
Uma das atribuições da CCEE é realizar a contabilização dos montantes de energia elétrica comercializados no Sistema Interligado Nacional (SIN), tal como promover a liquidação financeira dos valores decorrentes das operações de compra e venda de energia elétrica no Mercado de Curto Prazo (MCP).
O Custo Marginal de Operação (CMO) estabelece quanto custa produzir um MWh adicional para o sistema elétrico e, conforme previsto na legislação vigente, deve ser a base para o PLD.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















