Infraestrutura
Aeroporto de Umuarama (PR) obtém licença ambiental
Aviação regional
Nota divulgada pela Secretaria de Aviação Civil informa que o projeto para implantação de terminal aeroportuário na cidade de Umuarama, localizada no oeste do Paraná, avançou uma etapa nesta quarta-feira (10). Após cerca de um ano, o aeródromo obteve a licença ambiental exigida para a sequência do processo de implantação do empreendimento.
Além do projeto e da licença ambiental, é necessário regularizar a situação patrimonial do aeroporto antes de iniciar a licitação da obra. Segundo estudo da Secretaria de Aviação Civil, o valor da desapropriação da área em torno do aeroporto para sua ampliação é estimado em R$ 16 milhões.
A cidade paranaense conta com o maior rebanho bovino do Paraná, além da segunda indústria moveleira do estado.
Aviação regional
O plano de aviação regional do governo prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos regionais. O objetivo é garantir que 96% da população esteja a 100 km de um aeroporto apto a receber voo regular. Atualmente, 39% das cidades brasileiras não têm aeroporto ou estão a mais de 100 km de um. A maior conectividade aérea possibilitará o incremento da economia no interior do País, aproximando os municípios de cadeias produtivas nacionais e globais e facilitando o turismo.
“Temos pouco mais de 100 aeroportos regionais funcionando. Queremos chegar a 270, o que vai possibilitar a 95%, 96% da população brasileira ter um aeroporto a menos de 100 quilômetros de distância. A presidenta Dilma Rousseff já encaminhou ao Congresso Nacional uma medida provisória criando um subsídio para o setor, que é uma importante ferramenta econômica que levará o modal aéreo a ser um meio de transporte competitivo em relação ao modal rodoviário. Essa política é adequada, é útil para a América do Sul”, declarou o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, em evento realizado nesta semana.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















