Infraestrutura
Brasil encerra julho com alta nos acessos de banda larga
Telecomunicações
O Brasil fechou julho com 23,4 milhões de acessos de banda larga fixa, segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) hoje (2). Em junho, os acessos de banda larga fixa totalizaram 23,22 milhões.
O Grupo Telmex (composto por Claro, Embratel e NET) manteve a liderança do mercado com uma fatia de 30,4%. A Oi e a Telefônica registraram pequeno recuo, mas mantiveram a segunda e terceira colocações, com 27,9% e 18,7%, respectivamente.
Na disposição dos acessos pelo território brasileiro, a Região Sudeste manteve mais da metade dos acessos. Somados, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo responderam por 14,1 milhões de acessos.
Tecnologia
A banda larga fixa é prestada com a utilização de diferentes tecnologias:
- por meios físicos confinados - Asynchronous Transfer Mode (ATM), Cable Modem, Ethernet, Fibra, Frame Relay, acesso híbrido - Fibra e Cabo Coaxial (HFC), xDSL e Power Line Communication (PLC);
- por satélite - satélite e Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite (DTH); e
- por ondas de rádio terrestres - espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal - MMDS), Fixed Wireless Access (FWA), Long Term Evolution (LTE), Spread Spectrum e Wimax.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















