Infraestrutura
Câmara de comercialização de energia divulga nova edição do PLD
Energia e meio ambiente
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) fixou o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 30 de agosto a 5 de setembro de 2014 em 728,81/MWh, com alta de 5%. O principal fator para a oscilação é a previsão de redução da disponibilidade de geração nas usinas hidroelétricas e térmicas nas primeiras semanas de setembro.
Segundo a CCEE, a medida leva em consideração a previsão de aumento das temperaturas ao longo dos próximos meses e a necessidade futura de maior disponibilidade de geração. Trata-se de um comportamento típico da primavera que implica no aumento do consumo com refrigeração de ambiente e maior atenção nos horários de ponta.
Também contribuiu para a elevação do PLD na próxima semana operativa, em R$ 5,00/MWh, a expectativa de alta de consumo em 440 MWmédios para todo Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa expectativa se dá, ainda, em função do aumento das temperaturas.
A subida do preço, por outro lado, foi estancada por previsões de afluências maiores do que esperado anteriormente. A perspectiva da entrada de uma frente fria no submercado Sul ocasiona chuvas em todas as bacias desta região, agregando cerca de 1.300 MWmédios de energia ao sistema. Contudo, mesmo com previsão de elevação, as afluências de todos os submercados permanecem abaixo da média histórica. A menos otimista continua sendo para o Nordeste com 57% da média.
Reservatórios
Em função do intercâmbio elétrico do Sul e Norte para o Sudeste, além da manutenção da geração térmica adicional, os níveis dos reservatórios no Sudeste preservaram cerca de 1.000 MWmédios em relação ao volume previsto.
Elevação das afluências observadas em agosto e esperadas para setembro e manutenção do nível de armazenamento contribuíram para baixar em R$ 47,00/MWh o PLD em todos os submercados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















