Infraestrutura
Empresariado tem acesso a estudo sobre desenvolvimento industrial na Amazônia Legal
Desenvolvimento regional
Setores ligados à indústria do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso tiveram acesso às conclusões do estudo “Política de Desenvolvimento Industrial da Amazônia Legal (PDIAL)", durante evento sediado em Manaus (AM).
O documento, iniciado no fim de 2012 e desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), estabelece cinco setores prioritários para o desenvolvimento da região: bioindústria (indústria farmacêutica, biocombustíveis e higiene pessoal, perfumaria e cosméticos); indústria minero-metalúrgica (verticalização mineraria); indústrias intensivas em trabalho (reciclagem, couro e artefatos, têxtil, confecções e movelaria); indústria naval (estaleiros, navios) e alimentos (carne, cereais, frutas, leguminosas, peixes e seus derivados).
A versão final do estudo será encaminhada ao Ministério da Integração Nacional (MI) e demais setores do governo federal que necessitem de embasamento para a definição de ações estratégicas que possam desenvolver o setor industrial na Amazônia.
Política de Desenvolvimento Industrial
O trabalho faz uma análise do setor industrial na região com o objetivo principal de diversificar a base produtiva e verticalizar a produção, conferindo mais valor, geração de emprego e internalização da riqueza gerada na Amazônia.
O estudo propõe diretrizes estratégicas de atuação e metas ao lado de ações operacionais que conduzam a região à construção de uma nova trajetória de desenvolvimento. Considera, principalmente, o aproveitamento das potencialidades regionais para essa nova trajetória que resulte em inclusão social e melhoria da qualidade de vida de sua população e preservação ambiental.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















