Infraestrutura
Ministro destaca desempenho de Terminais de Uso Privado
Setor portuário
A Secretaria de Portos participou da abertura do 101º Congresso Internacional de Infraestrutura, no Rio de Janeiro. Durante a solenidade, o ministro César Borges destacou a implementação dos Terminais de Uso Privado (TUP’s): “Nós temos mais 170 Terminais de Uso Privado. A Secretaria de Portos já autorizou mais 29 e isso significa um investimento de R$ 10 bilhões, num horizonte de três ou quatro anos.”
O ministro declarou que a Secretaria de Portos está pronta para licitar o bloco 1 de programa de arrendamento. Este bloco prevê a concessão de 29 áreas nos portos de Santos e Pará.
Os estudos para este bloco de arrendamentos foram entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 10 de outubro de 2013. “Espero que o TCU libere o mais rápido possível os estudos. Liberando, nós vamos licitar. Não licitando, podemos ter um plano B, que é repensar o modelo. Lamentavelmente já temos um ano e é um tempo que o Brasil perde”, atestou.
César Borges também mencionou o avanço em terminais conteineiros, cuja eficiência operacional pode ser comparada aos maiores terminais do mundo como Roterdã, Antuérpia e Singapura. “Aumentamos 12% na movimentação de carga conteinerizada", disse o ministro, referindo-se a números de 2013.
Áreas arrendadas
O ministro também falou sobre os antecipações de contratos de áreas arrendadas nos portos, mediante o compromisso de novos investimentos por parte das empresas. “Nós estamos analisando 22 pedidos, que vão modernizar e trazer alguns bilhões de investimentos para os portos brasileiros”. As antecipações estão sendo analisadas no âmbito da SEP/PR e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Fonte:
Secretaria de Portos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















