Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 09 > Novo aeroporto paulista deve ajudar a desafogar Congonhas

Infraestrutura

Novo aeroporto paulista deve ajudar a desafogar Congonhas

Alternativa

Ministro lança, em São Roque, pedra fundamental de empreendimento privado autorizado a operar aviação executiva
por Portal Brasil publicado: 03/09/2014 11h22 última modificação: 03/09/2014 11h22
Divulgação/Aviação Civil Ministro Moreira Franco (de gravata vermelha) durante o lançamento da pedra fundamental do Aeroporto Executivo Catarina

Ministro Moreira Franco (de gravata vermelha) durante o lançamento da pedra fundamental do Aeroporto Executivo Catarina

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, lançou na terça-feira (2) a pedra fundamental do novo aeroporto da região metropolitana de São Paulo. O Aeroporto Executivo Catarina, em São Roque, a 30 minutos da capital paulista, deverá ajudar a desafogar os aeroportos de Congonhas e Campo de Marte, que hoje concentram a movimentação da aviação geral.

Catarina é um dos sete aeroportos já autorizados pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) para operar como terminais de uso público. Por essa modalidade de outorga, eles poderão receber voos da aviação geral com cobrança de tarifa. Os outros aeroportos estão localizados em João Pessoa (PB), Búzios (RJ) e Igarassu (PE), além de Caçapava, no interior de São Paulo, São Roque e a própria capital paulista.

“A presidenta Dilma permitiu que autorizássemos aeroportos privados para a aviação geral. Entramos em contato com outros empreendedores para criar aeroportos dessa natureza e analisamos pedidos de outros empreendimentos. Temos a necessidade dessa especificidade, afinal somos a segunda frota de aviações executivos do mundo”, disse o ministro. A modalidade de outorga por autorização foi criada por decreto presidencial em dezembro de 2012.

“Tenho solicitado aos governadores que procurem áreas para a instalação de futuros aeroportos, para que desenvolvamos a aviação geral. Hoje, a maioria de nossos aeroportos fica em grandes cidades. Eles eram distantes, mas as cidades cresceram. Há casos em que o muro do aeroporto é o da própria casa de um morador, como em Teresina. A dica é buscar áreas que não estejam nas partes adensadas das regiões metropolitanas, principalmente por questões de segurança”, explicou Moreira Franco.

Segundo o ministro, além de aliviar o estresse dos aeroportos da capital, o empreendimento de São Roque ajudará a levar investimentos e novos negócios à região. Moreira Franco afirmou, ainda, que um aeroporto com essas características, na Região Metropolitana de São Paulo, terá de ser internacional. “Vai dar mais competitividade e desenvoltura às operações aéreas.” A empresa JHSF, dona do aeroporto, estima que a obra vá gerar 5.000 empregos diretos e indiretos, com aproveitamento da mão de obra local.

“A modalidade de autorização é válida somente para aeroportos voltados à aviação geral. O investimento, o risco e a operação ficam sob a responsabilidade do setor privado”, explicou Rogério Coimbra, secretário de Política Regulatória da SAC.

No caso do Aeroporto Executivo Catarina, após a publicação do decreto de 2012, a construtora protocolou um pedido de autorização para construir o aeroporto. E, a partir dali, partiu para obter as licenças ambientas. “Algumas coisas são fiscalizadas até depois do aeroporto ficar pronto. Mas temos boas perspectivas de ser um projeto bem-sucedido, com aeronaves de aviação geral de grande porte. A pista terá comprimento e largura adequados”, afirmou Coimbra.

Fonte:
Aviação Civil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Aeroportos brasileiros estão mais modernos
Os investimentos da iniciativa privada em infraestrutura melhoraram a qualidade dos serviços prestados à população
Conheça as novas regras do transporte aéreo
Brasil adere às melhores práticas internacionais da aviação e passa a ter regras modernas e alinhadas com o Código de Defesa do Consumidor
Entenda as novas regras da bagagem no transporte aéreo
Peso da mala de mão vai passar de 5kg para 10kg, e quem despachar a bagagem vai pagar apenas o peso que levar
Os investimentos da iniciativa privada em infraestrutura melhoraram a qualidade dos serviços prestados à população
Aeroportos brasileiros estão mais modernos
Brasil adere às melhores práticas internacionais da aviação e passa a ter regras modernas e alinhadas com o Código de Defesa do Consumidor
Conheça as novas regras do transporte aéreo
Peso da mala de mão vai passar de 5kg para 10kg, e quem despachar a bagagem vai pagar apenas o peso que levar
Entenda as novas regras da bagagem no transporte aéreo

Últimas imagens

Empreendimento tem 1,1 mil unidades habitacionais e atende desabrigados em enxurradas de 2010
Empreendimento tem 1,1 mil unidades habitacionais e atende desabrigados em enxurradas de 2010
Foto: Bruno Peres/Ministério das Cidades
Condições de uso do bilhete promocional devem ser apresentadas no momento da compra
Condições de uso do bilhete promocional devem ser apresentadas no momento da compra
Divulgação/PAC
O programa pressupõe ajustes prévios necessários ao processo de privatização de empresas ou setores
O programa pressupõe ajustes prévios necessários ao processo de privatização de empresas ou setores
Arquivo/PAC
Valor total aplicado nas operações de aquisição e distribuição de alimentos será de R$ 39 milhões
Valor total aplicado nas operações de aquisição e distribuição de alimentos será de R$ 39 milhões
Foto: Sergio Amaral/MDS
Alvorada Residencial integra a modalidade Faixa 1 do programa
Alvorada Residencial integra a modalidade Faixa 1 do programa
Divulgação/Ministério das Cidades

Governo digital