Infraestrutura
ONS divulga nota sobre queda de quatro torres no Paraná
Energia e Meio ambiente
O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou nota de esclarecimento sobre a queda de quatro torres de Furnas do circuito da linha de transmissão, incidente ocorrido na última quarta-feira (24). De acordo com o texto, a interrupção causada por "fortes vendavais no Oeste do Paraná" deve permanecer por um período de até dez dias.
Para manter as operações do Sistema Interligado Nacional (SIN) "dentro dos padrões adequados de segurança", o ONS informa que adotou medidas alternativas como a entrada em funcionamento de no mínimo sete unidades geradoras da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná.
Estas medidas terão vigência enquanto durarem os serviços de reparo do circuito afetado. Novas informações serão prestadas caso a condição operativa do sistema volte a se modificar. Confira todas as medidas adotadas pelo ONS na sequência:
- • A usina de Itaipu 60 Hz terá sua geração programada para 4.200 MW, com no mínimo sete unidades geradoras em funcionamento, de forma que possa permanecer em operação, por meio da rede de 500 kV, mesmo com a eventual perda dos dois circuitos remanescentes de 765 kV.
- O recebimento pelo sistema Sudeste/Centro-Oeste de energia transferida da região Sul (inclusive Itaipu 60Hz) será programado para suportar a perda dupla de circuitos em 765 kV no trecho Ivaiporã – Itaberá – Tijuco Preto.
- O fluxo na interligação Norte-Sudeste será programado de forma a manter a sua integridade, mesmo com a eventual ocorrência de perda dupla em qualquer trecho do tronco de 765 kV associado ao escoamento da produção de Itaipu 60 Hz.
Fonte:
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















