Infraestrutura
Portal reúne informações sobre setor elétrico brasileiro
Câmara de Comercialização
Além de informações sobre o dia a dia e as atribuições da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o portal da instituição traz uma série de informações sobre a estrutura e o funcionamento do setor elétrico brasileiro. O conteúdo tem como objetivo permitir à sociedade um melhor entendimento das particularidades e complexidades desse mercado e tornar o site uma referência para públicos como jornalistas, pesquisadores e demais interessados.
Em ‘Onde Atuamos> O que fazemos’, é possível encontrar uma explicação sobre o atual marco regulatório do setor, implantado a partir de 2004; bem como um breve histórico sobre a evolução do modelo ao longo dos anos, o que inclui um quadro explicativo com as características dos diferentes modelos de organização dessa indústria - desde a antiga estrutura, de perfil mais estatal, até a implantação de uma abertura do mercado iniciada em 1995 e as últimas mudanças, em 2004.
A página também conta com informações sobre das fontes de geração de energia elétrica mais utilizadas pelo mundo, com um panorama sobre o potencial para exploração de cada uma delas no País. Entram na lista desde as usinas hidrelétricas, predominantes em nossa matriz, até formas ainda inexploradas por aqui, como geotérmica e marítima.
No que cabe à comercialização, a página conta com uma seção que descreve os principais tipos de contratos existentes tanto no Ambiente de Contratação Regulada - ACR quanto no Ambiente de Contratação Livre - ACL de energia. Também é explicado o funcionamento do Mercado de Curto Prazo, no qual são liquidadas diferenças entre contratação e consumo.
Por fim, são apresentadas as principais instituições, associações e fóruns setoriais, bem como entidades com as quais a CCEE mantém parceria ou relacionamento institucional. Essa lista inclui desde os órgãos que fazem parte da governança do setor, como Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS); até entidades representativas de agentes, comitês de estudos e conselhos de consumidores.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















