Infraestrutura
Biogás entra pela primeira vez em leilão de reserva da Aneel
Energia de reserva
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) incluiu, pela primeira vez, o biogás em um leilão para contratação de energia de reserva. O edital foi aprovado no dia 30 de setembro, e o leilão será na próxima sexta-feira, 10 de outubro.
A energia de reserva é contratada para suprir eventual falta de energia produzida pelas usinas hidrelétricas, aumentando assim a segurança no fornecimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O edital para o leilão do dia 10 de outubro estabelece que seja contratada energia a partir de três fontes renováveis distintas: solar fotovoltaica; eólica e biomassa composta de resíduos sólidos urbanos e/ou biogás de aterro sanitário ou biodigestores de resíduos vegetais ou animais; e lodos de estações de tratamento de esgoto.
Os vencedores do leilão deverão fornecer a energia a partir de outubro de 2017, com prazo do contrato de 20 anos.
O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Jr., diz que a decisão da Aneel faz com que o biogás possa integrar a matriz energética brasileira. “É o reconhecimento do biogás como fonte renovável, confiável e com qualidade”, comemorou.
Ainda segundo ele, o Brasil tem potencial para produzir 30 bilhões de metros cúbicos de biogás por ano, que poderiam se transformar em 42.600 MWh/ano. “Isso pode significar [no futuro] uma participação na matriz energética nacional de 10%”, destacou.
Fonte:
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















