Infraestrutura
Codevasf confirma participação em simpósio no Rio Grande do Norte
Segurança hídrica
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participará do XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que acontece de 4 a 7 de novembro, em Natal (RN).
A empresa terá um estande cujo destaque será uma maquete que mostrará como funciona a captação de água por meio da cisterna do programa Água para Todos.
Durante o evento, a equipe do programa Água para Todos irá se reunir para realizar um balanço das ações do programa no triênio 2011/2014 e expor as demandas para os próximos anos.
Haverá ainda a apresentação de cada uma das oito superintendências regionais da Codevasf em relação ao programa.
Em um estande de 18 m², a Codevasf, em parceria com uma das empresas contratadas para fabricar e instalar os reservatórios, vai expor uma maquete eletrônica que mostrará aos visitantes como funciona a captação de água por meio da cisterna.
A maquete tem formato de animação 3D e a demonstração dura um minuto.
O objetivo é mostrar como as cisternas de polietileno ajudam o sertanejo, que sofre com a seca, a captar a água da chuva e usá-la para o consumo básico e primário do dia a dia, como beber e cozinhar.
Água para Todos
O programa Água Para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação.
Até o momento, a Codevasf instalou, por meio do programa, 160 mil cisternas de abastecimento humano.
Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
Também por meio do programa, estão sendo implantados pela Codevasf kits familiares de irrigação que têm capacidade para irrigar uma área de 500 metros quadrados e são destinados a pequenos assentamentos ou agrupamentos de produtores rurais.
Além disso, são implantados sistemas simplificados de abastecimento que inclui perfuração de poços tubulares, instalação de unidade de bombeamento e de reservatórios de fibra de vidro com estrutura elevatória, fornecimento de energia e abrigo de quadro de comando ou grupo gerador.
O projeto também prevê cerca de proteção, rede de distribuição de água e ligações domiciliares; perfurados poços tubulares e instalados e recuperados barreiros para dessedentação animal no Sertão nordestino e no semiárido mineiro.
Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















