Infraestrutura
Ministério monta plano para abastecimento de energia nas eleições
Garantia
O Ministério de Minas e Energia (MME) reuniu, nesta quinta-feira (2), agentes do setor elétrico para verificar as providências adotadas para garantir a segurança do abastecimento de energia no domingo (5), data das eleições.
O conjunto de medidas operacionais será colocado em prática das 17h de sábado (4) até as 7h de segunda-feira (6). Entre as ações definidas está manter disponíveis e em operação normal todos os equipamentos das usinas, subestações e linhas de transmissão e distribuição.
Equipes das empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia estarão dedicadas integralmente para a manutenção e gerenciamento dos equipamentos, com escala especial de plantão.
A reunião foi aberta pelo Ministro Edison Lobão, coordenada pelo Secretário-Executivo do Ministério, Márcio Zimmermann, e contou com a participação dos dirigentes da Aneel, do ONS e do Sistema Eletrobras.
“O dia da eleição é uma data bastante importante numa democracia. O Ministério vinha preparando uma série de ações preventivas para que esta data máxima ocorra na maior normalidade possível. Estão envolvidos milhares de empregados do setor elétrico, em todos os segmentos, e isso é reforçado pelas medidas operativas que o Operador Nacional do Sistema toma”, afirmou o Secretário-Executivo.
A adoção de medidas mitigadoras de risco é rotineira no setor elétrico nos períodos que antecedem a realização de grandes eventos, como Natal, Ano Novo e Carnaval e procedimento semelhante foi adotado durante a Copa do Mundo 2014.
Zimmermann destacou que o sistema elétrico brasileiro é robusto e equilibrado e que, como constatado nas análises do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) não há risco de falta energia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















